12/04/2010

Bruxas na Cozinha

Biscoitos Dinamarqueses Marrons

1- Xícara de manteiga
1- Xícara de açúcar
4- Xícaras de farinha
1- Colher (chá) de bicarbonato de sódio
½- Colher (chá) de gengibre
1- Colher (sopa) de casca de laranja raspada
½- Xícara de melaço
¼- de colher (chá) de cravos
1- Colher (chá) de canela picada
Amêndoas sem casca para decorar
Bata a manteiga e o açúcar. Acrescente os demais ingredientes. Amasse. Forme dois rolos e resfrie. fatie os biscoitos bem finos e decore com meia amêndoa. Asse a 135\'C por 8 a 10 minutos. Podem ser congelados para armazenar.

Ponche das Fadas


Essa é uma boa bebida não alcoólica para ser servida em encontros pagãos ou para qualquer reunião. Agrada até mesmo às crianças.

1- Punhado de erva cidreira
2- Punhados de borragem
1- Punhado de menta
1- Xícara de suco de abacaxi ou de outra fruta
Sumo de 6 limões
Sumo de 2 laranjas
900ml- de chá forte
2,7l- de gengibirra
Xarope feito de 1 xícara de açúcar, fervido com ½ de água

Despeje 1,3 litros de água fervente sobre a erva cidreira e deixe em infusão por 20 minutos. Coe o líquido sobre a borragem e a menta. Acrescente os sucos de frutas, o chá e o xarope. Resfrie por pelo menos 8 horas. Coe sobre uma vasilha para ponche. Acrescente gelo, um pouco mais de menta e gengibirra.

Chocolate Quente Mexicano

O chocolate se originou no antigo México, em que era um privilégio da realeza, dos abastados e de pessoas de alto nível. Era conhecido como o alimento dos deuses. O nome chocolate provavelmente originou-se das palavras índias xoto (amargo) e atl (água). O Chocolate Quente Mexicano é escuro e carregado em temperos, completamente diferente da versão mais fraca que costumamos beber.
250g- de chocolate meio amargo, picado
1- litro de leite
Um punhado de cravos
1- colher (chá) de canela em pó
Um
pouco de extrato de amêndoa
Açúcar a gosto.
Aqueça levemente o chocolate com o leite, os cravos, a canela, o extrato de amêndoa e o açúcar. Mexa constantemente até que o chocolate derreta.
Bata até formar uma espuma. Sirva imediatamente.
Pó de cacau pode substituir o chocolate em barra, e baunilha, o extrato de amêndoa. Serve quatro porções.

Maçã e Rosa dos Gnomos

3,5l- de maçãs para torta picadas
½l- de framboesas vermelhas
3 ½- Xícaras de açúcar
½l- de pétalas de rosas perfumadas em pó
1- Colher (chá) de canela
2- Colheres (sopa) de sumo de limão
¼- de xícara de nozes inglesas moídas
1- Pacote de pectina de frutas
Siga as instruções de preparo de geléia no pacote de pectina de frutas. Pode substituir as pétalas de rosas em pó por pétalas frescas. Use apenas flores livres de pesticidas, a do seu jardim é ótima. Rende cerca de nove xícaras.

Hot Sweet Coffee


½ Tablete de chocolate meio amargo picado
4 Colheres (sopa) de creme de leite sem soro
5 Colheres (sopa) de açúcar
4 Xícaras (chá) de café extra forte filtrado na hora
Chantilly e canela em pó a gosto

Coloque todos os ingredientes num recipiente e leve ao fogo brando, mexendo bem, mas sem deixar ferver. Distribua em xícaras grandes, coloque o chantilly e polvilhe a canela em pó. Sirva em seguida.

Bolas de Bourbon

Esta receita rende cerca de 30 doces de 2,5 cm, mas alertamos que eles não duram muito.

1- Pacote de 350g de chocolate meio amargo em pedaços
½- Xícara de açúcar
l ½- de xícara de waffers de baunilha moídos (cerca de 36)
3- Colheres (sopa) de xarope de milho light
¼- de xícara de bourbon
1- Xícara de nozes pecã bem picadas

Derreta o chocolate em banho-maria, mexendo constantemente. Tire a panela do fogo. Misture o xarope de milho e o bourbon; despeje o açúcar, os waffers de baunilha e as nozes pecã e misture bem. Deixe esfriar. Enrole com as mãos bolas com cerca de uma colher de chá. Role cada bola no restante do açúcar e coloque sobre papel-manteiga. Cubra e resfrie por algumas horas. Para guardar, ponha numa vasilha de boca larga com tampa hermética.

Amanteigado Celta


1½- Xícara de farinha peneirada
1½- Xícara de açúcar peneirado
1- Xícara de manteiga (sem sal)

Coloque o açúcar e a farinha em uma tigela média; misture a manteiga até que a massa fique quebradiça. trabalhe a massa formando uma bola com suas mãos e bata por cerca de dez minutos. Forme um retângulo de 0,5cm de espessura por 35x30cm numa fôrma grande sem untar. Corte em quadrados ou losangulos de 5,5cm com uma faca afiada.
Decore com confeitos coloridos se desejar. Asse por 45 minutos ou até ficar firme e levemente dourado.
Corte novamente o shortbread nas marcas e separe cuidadosamente. Manuseie com extremo cuidado! Remova da fôrma. Guarde num pote hermético com folhas de papel-manteiga entre as camadas. Se armazenado por algumas semanas, esse shortbread assume um delicioso e delicado sabor.

Batatas da Felicidade


Ingredientes:

6 batatas grandes - Lua
¼ de xícara de manteiga - Sol
200 gramas de iogurte - Vênus
1 colher de chá de alecrim - Sol
2 colheres de chá de salsa - Mercúrio
1/8 de colher de chá de sálvia - Sol
1 pitada de sal - Lua
1 pitada de pimenta do reino - Marte
1 colher de sopa de manteiga derretida - Sol
1 xícara de salsa picada para enfeitar - Mercúrio

Modo de fazer o feitiço:
Este feitiço é dedicado a quebrar a tristeza. Ele deve ser feito numa hora de Sol.
Queime incenso de folhas de alecrim secas por toda a casa. Pendure atrás de cada porta um ramo de manjericão.
Jogue no chão da cozinha gotas de água de verbena e espalhe folhas de verbena nos quatro cantos da casa. Após fazer tudo isso relaxe profundamente. Mentalize uma esmeralda em estado bruto. Procure sentir a fria temperatura da pedra. Toque levemente o centro da pedra. Você irá perceber que existe aí um centro de calor que entra suavemente pelas pontas de seus dedos. Essa energia penetra lentamente em seu corpo. Deixe-se tomar por esse calor, respirando suavemente. Logo você verá surgir neste centro um velho portão de ferro ladeado por dois grandes pinheiros. Entre através dele. Haverá um estreito caminho de esmeralda. Note como elas brilham e uma imensa felicidade lhe vem ao coração. Continue andando. O caminho é agora um pouco mais largo e delicados ciprestes crescem nas suas bordas. Borboletas de todas as cores traçam um silencioso bailado sobre a sua cabeça. Você poderá sentir o suave perfume do mel pairando no ar. Aguce seus sentidos e siga este perfume. O caminho estará cada vez mais largo e o perfume mais intenso. As esmeraldas do chão estarão brilhando mais profundamente e você poderá notar pequeninos raios no ar. Neste momento você terá chegado a um enorme carvalho todo rodeado de violetas. Note que há um buraco em seu tronco e dele saem algumas abelhas. Peça ao grande carvalho permissão para penetrar suas mãos no buraco. Coloque-as suavemente. Não tema as abelhas, elas nada lhe farão. Sinta o mel por entre seus dedos. Leve-o à boca e experimente sua divina doçura. Guarde um pouco de mel num pequeno pote de cristal. Agradeça o presente recebido. Comece o feitiço.
Cozinhe as batatas até que estejam macias e firmes. Descasque-as e faça um buraco em cada batata. Pegue o que tirou da batata e amasse bem. Adicione a essa massa ¼ de xícara de manteiga e mexa bem, até que fique cremosa. Adicione o iogurte, o alecrim, a salsa, a sálvia, o sal e a pimenta, e continue batendo até obter uma mistura cremosa e fofa. Recheie as batatas com essa mistura e pincele-as com a manteiga derretida. Arrume-as numa assadeira de cerâmica untada e asse-as em forno quente por 15 minutos. Salpique depois com salsa picada.
Sirva junto uma salada de alface, agrião e brócolis cozido. Use vinagre de manjericão e azeite de oliva. Prepare a mesa com uma toalha amarela. Coloque ramos de margaridas atados com fita de seda vermelha. Espalhe pequenas rosas amarelas e pétalas de rosas vermelhas. Borrife algumas gotas de lavanda sobre a toalha e coloque um pequeno vidro de cristal com mel no centro da mesa. Rodeie o feitiço com delicados galhinhos de cipreste.
Queime folhas de lavanda seca e acenda algumas velas amarelas.
Dedique este feitiço ao espírito do carvalho.

Arroz de Afrodite

Ingredientes:

1 ½ xícara de arroz - Lua
1 ramo de brócolis cortado em pequenos galhos - Sol
¼ de xícara de leite de oliva - Sol
1 xícara de cebolinha picada - Marte
1 pimentão vermelho cortado em pedacinhos - Marte
1 ½ colher de chá de sal - Lua ½ colher de chá de pimenta-do-reino - Marte
1 colher de sopa de curry - Sol
3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco - Vênus
1 ½ colher de chá de açúcar - Lua

Modo de fazer o feitiço:

Este feitiço é destinado ao suave encantamento do amor. Realize-o quando estiver apaixonada, pois ele lhe trará mais sensualidade, e assim você poderá conquistar seu amado.
Existem muitos feitiços de sedução, mas lembre-se: nunca darão resultado se você não se amar!
Faça este feitiço num dia de lua cheia e numa hora de Lua. Vista uma roupa preta e tenha os pés descalços.
Borrife água de rosas nos cabelos e salpique algumas gotas de óleo de sândalo nos braços, pernas, seios e ventre. Passe por sobre o batom uma gota de mel de abelha.
Pendure atrás de cada porta um ramo de jasmim e salpique pétalas de rosas pelo chão.
Queime incenso de jasmim e acenda velas verdes e vermelhas.
Na cozinha queime incenso de jasmim e espalhe pelo chão um punhado de areia de praia. Sente-se no chão em posição de lótus e respire suavemente. Enquanto respira, procure soltar o corpo o máximo possível. Aos poucos você sentirá uma onda morna de energia penetrar seu corpo. Perceba-se profundamente. Tente reter o máximo que puder esta energia. Você verá que seus músculos se enrijecem à medida que o calor morto penetra.
Seu corpo parece agora uma grande planta. Toque-o e sinta seus membros tal qual rijos galhos. Explore seus contornos e sinta os nós de sua pele. Desfaça-os.
Um cheiro muito forte de terra sai do seu corpo. Inale-o.
Ao término deste pequeno ritual, visualize na areia do chão uma pequena concha fechada. Abra-a cuidadosamente.
Dentro dela sairá uma pérola. Guarde-a dentro de um pequeno saco de veludo preto.
Agradeça o presente recebido. Levante-se e comece o feitiço.

Coloque três xícaras de água para ferver. Quando a água já tiver fervido jogue o arroz, e deixe-o ferver por uns vinte minutos, ou até o arroz estar tenro. Escorra-o. Numa frigideira, coloque o azeite para esquentar e, quando estiver bem quente, acrescente o pimentão, cebolinha, sal e a pimenta-do-reino. Refogue por uns dois minutos e, ao final, coloque o curry no refogado, deixando cozinhar por um minuto. Tire-o do fogo e acrescente o vinagre e o açúcar.
Despeje esta mistura no arroz e brócolis. Misture bem.
Você poderá servir esta salada morna ou gelada. Ficará a seu critério. Coloque na mesa uma toalha vermelha, salpicada de óleo de jasmim. Espalhe conchas e rosas. Acenda velas verdes e vermelhas.
O feitiço deverá ficar no centro da mesa, rodeado por um cordão de pérolas (poderão ser falsas, mas se forem verdadeiras, melhor).
Queime incenso de jasmim por toda a casa.
Consagre este feitiço a Afrodite.

SAMHAIN


Bolo de Samhain

300 g de frutas cristalizadas;
50 g de cerejas;
50 g de açúcar mascavo;
200 g de farinha de trigo;
1 colher (chá) de fermento para bolos;
250 ml de chá quente (de maçã);
1 ovo grande;
1 colher (sopa) grande de marmelada;
Várias surpresas de Samhain (pingentes, metais, etc.)*
*Nada de plástico!

Misture as frutas e cerejas ao açúcar mascavo e cubra com o chá quente. Permita macerar pelo menos de meia a uma hora. Acrescente a farinha peneirada e o fermento, misturando bem.
Coloque o ovo (inteiro) e a marmelada e misture mais uma vez.
Por último, acrescente as surpresas de Samhain (surpresa) que deverão ser embrulhadas firmemente em papel laminado. Misture bem.
Unte a forma de bolos e despeje a massa.
Decore o topo com mais cerejas.
Leve ao forno quente por 45 minutos.

YULE


Kleinur de Yule (biscoitos de raio de sol)

900 g de farinha de trigo;
240 g de açúcar branco;
60 g de margarina;
1 colher (chá) de essência de baunilha;
1/2 colher (chá) de soda (para alimentos);
5 colheres (chá) de fermento p/ bolos;
1/2 litro de leite;
1 ovo;

Bata a margarina e a farinha misturando aos outros ingredientes. Faça um monte na massa, cave um buraco no meio e misture o leite de forma que a massa fique homogênea. Misture bem até que fique uma massa lisa, sem caroços. Deixe a massa descansar por duas horas e estique-a com o rolo de macarrão. Corte em diamantes e faça um canal no meio dos biscoitos, bem de leve, só para decorar. Se quiser pincelar com gema de ovo, só para dar um tom dourado, ficará bem bonito. Unte a assadeira e leve ao forno até assar por completo.

IMBOLC


Pudim de Imbolc

Qualquer alimento que simbolize ou tenha ligação com o Sol ou fertilidade é apropriado para este Sabbath, assim como comidas que levem leite. Minha comida favorita de Imbolc é o pudim de arroz, por incorporar símbolos de fertilidade, do Sol, e muito leite. Aqui vai a receita que uso:
1 xícara de arroz, lavado, escorrido e cozido;
4 xícaras de leite — simbolizando o leite da Deusa;
1 xícara de açúcar branco — para a doçura da vida;
2 ovos batidos — simbolizando o sol e fertilidade;
1 xícara de mingau de maisena, consistente;
Baunilha a gosto, porque toda receita deveria ter baunilha;
Canela em pó a gosto.

Junte (sobre o fogo de Brigit – seu fogão mesmo serve) o arroz, o mingau, o leite, o açúcar, os ovos e a baunilha até que se tornem uma massa, apenas, cuidado para não encaroçar ou endurecer demais (por causa da maisena). Depois disso, tire do fogo e disponha em tigelas, polvilhando com a canela em pó na parte de cima. Leve ao refrigerador quando já estiver frio.
Sirva gelado!
(Se você é um praticante solitário, enquanto você mexe e carrega o pudim, deverá enfocar seus pensamentos e desejos nas coisas que você quer que cresçam em sua vida. Se você faz parte de um Coven ou uma Tradição Familiar, você deve cozinhar como manda sua tradição).

OSTARA


Ovos recheados de Ostara

Comer ovos no Equinócio Primaveral é o equivalente a estar ingerindo a energia PURA de OSTARA!
8 ovos cozidos;
2 xícaras de maionese;
1 colher (sobremesa) rasa de açúcar branco;
1/2 xícara de vinagre de maçã;
Tomilho fresco ou manjericão (à vontade);
Agrião (à vontade).

Coloque os ovos para serem cozidos em água fervente por mais ou menos 25 minutos. Descasque os ovos e corte longitudinalmente. Escave as gemas dos ovos e triture-as ou misture-as em um liquidificador com a maionese, o açúcar e o vinagre. Bata até ficar bem cremoso. Encha as claras cozidas (de onde escavou as gemas) com a massa, usando uma bolsa de confeiteiro ou cuidadosamente colocando com uma colher de chá. Enfeite os ovos com o tomilho ou manjericão e decore o prato com as folhas de agrião.

BELTANE


Biscoitos de Aveia de Beltane

1 e 1/2 xícaras de farinha de aveia;
1/2 xícara de açúcar mascavo;
¾ de uma xícara de manteiga;
1 ovo inteiro;
1 xícara de bananas cortadas em rodelas bem finas;
1/2 colher (chá) de fermento em pó;
Canela em pó (a gosto).

Pré-aqueça seu forno. Misture a farinha, o fermento e o açúcar marrom até ficar bem misturado. Deixe descansar por 30 minutos. Junte então a manteiga, o ovo e as frutas. Unte a assadeira e vá depositando porções no tamanho de biscoitos. Asse durante 15 minutos.

LITHA


Hidromel sem álcool

2 litros de água mineral (sem cloro ou química);
2 xícaras de mel;
1 colher (chá) de noz-moscada (moída por você);
2 limões cortados em fatias.
Ferva todos os ingredientes num recipiente de barro (panela rústica). Preste atenção para ir retirando a “nata” com uma colher de pau enquanto ferve. Quando não houver mais “nata”, acrescente o seguinte:
2 pitadas de sal;
Suco de 1 limão.

Coe e deixe esfriar. Depois é só beber, preferencialmente em temperatura natural.

Salada de Desejos

Ingredientes:
1/2 cabeça de repolho roxo;
1 alface média;
3 tomates;
15 azeitonas pretas do tipo calabresa;
1/2 cebola roxa;
1 berinjela;
Azeite de oliva;
1 dente de alho.

Corte sua berinjela diagonalmente em várias fatias.
Coloque o azeite na panela em fogo médio.
Quando o azeite estiver bem quente, junte o alho esmagado e as fatias de berinjela. Doure um pouco a berinjela. Seque o azeite da berinjela com papel absorvente.
Tenha certeza de que lavou sua alface.
Pique o repolho roxo na tábua de cortar, sempre em pedaços finos. Faça o mesmo com a alface. Corte os tomates em fatias verticais. Corte as azeitonas e a cebola do modo que mais lhe agrada.
Decore o fundo do prato com a berinjela. Coloque então a alface e o repolho no prato, agora decorando com as rodelas de cebola e azeitonas. Distribua as rodelas de tomates em volta do prato.

LUGNASAD


Bolo de Milho Gelado de Lugnasad

3 xícaras (chá) de milho verde (aproximadamente quatro espigas médias);
1 xícara (chá) de leite de vaca;
2 xícaras (chá) de açúcar;
5 ovos inteiros;
2 colheres (sopa) de (amido de milho);
4 colheres (sopa) de queijo ralado;
4 colheres (sopa) de margarina;
1 colher (sopa) de fermento em pó;
1 vidro pequeno de leite de coco;
5 colheres (sopa) de coco fresco ralado.

Escorra o milho e bata-o no liquidificador com o leite. Junte o açúcar à margarina e bata bem. Acrescente um ovo de cada vez e bata a cada adição. Misture leite de coco, queijo ralado e (amido de milho) e bata até ficar uma massa homogênea. Retire do liquidificador e misture o coco ralado e o fermento em pó peneirado. Despeje a massa em uma forma média, untada com manteiga e enfarinhada e asse em forno médio pré-aquecido. Deixe esfriar e leve à geladeira. Sirva gelado.

MABON


Quiche da Colheita (maçã e canela)

Rende seis porções
2 maçãs, descascadas e fatiadas;
2 tabletes de manteiga;
Queijo cheddar ralado a gosto;
Massa para tortas (pode ser das industrializadas se não souber fazer);
1 colher (sobremesa) de açúcar branco;
1 colher (chá) de canela;
4 ovos grandes inteiros;
1 1/2 xícaras de creme de leite.

Deixe a maçã fritar na manteiga durante cinco minutos.
Salpique açúcar e canela em cima das maçãs.
Recheie a massa de torta com as maçãs.
Salpique o queijo sobre a torta (já fechada).
Bata os ovos junto com o creme de leite.
Espalhe em cima da torta.
Asse até que doure, por mais ou menos 35 minutos.

RECEITAS RETIRADAS DO LIVRO WICCA A BRUXARIA SAINDO DAS SOMBRAS
EDITORA MADRAS (2004) AUTOR: MILLENNIUM.’.


RECEITAS CELTAS


Rosquinhas de Hollantide (Hollantide Fairings)

Para a massa:
75 g de manteiga
2 colheres de sopa de melaço
50 g açúcar mascavo
50 g farinha de trigo
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de pimentas em pó
1 colher de chá de gengibre ralado

Para o glacê:
2 colheres de sopa de açúcar (em ½ copo d'água)
2 limões (casca ralada)
1 xícara de café de uvas-passas

Coloque a manteiga, o melaço e o açúcar numa panela, mexa tudo em fogo baixo até misturar então retire do fogo. Junte a farinha, as pimentas e o gengibre numa tigela e depois junte na panela. Dissolva o bicarbonato de sódio em água (somente o suficiente para dissolver completamente) e misture na panela. Quando a mistura engrossar (ponto de massa), transfira para a tigela e deixe descansar pouco mais de uma hora.

Pegue a massa aos poucos e role com a palma da mão contra a pia (devidamente polvilhada de farinha) fazendo um cordão fino. Corte os cordões e faça rosquinhas.

Glaceie as rosquinhas com um xarope de água com açúcar, casca de limão ralada e uva passa picada. Ponha no forno rapidamente para secar o glacê.

PS.: Como opção, como eu já tentei, você pode pegar os ingredientes para fazer o glacê, misturara na massa e fazer cookies ao invés de rosquinhas.

Vinho de Amora


1,5 kg de amoras
açúcar
brandi

Coloque as amoras no pote e acrescente 3 colheres de sobremesa (6 g). Feche o jarro e mexa uma vez por dia por 3 semanas. Coe todo o conteúdo e, para cada pint (600 ml) de "suco" acrescente 1 libra (450 g) de açúcar. Mexa bem e coloque novamente no pote (que deve ser devidamente esterilizado). Para cada pote acrescente uma colher de sobremesa (2 g) de brandi. Feche e deixe descansar por algumas semanas no escuro antes de tomar.

Umas dicas:

Vocês devem estar se perguntando onde achar as amoras, pois não é um vinho com amoras, mas um vinho de amoras, que são bastante raras aqui no Brasil. Eu uso aquelas amoras congeladas que existem nos supermercados para fazer suco (as amoras como fruta, não polpa).

O brandi pode ser trocado por qualquer bebida destilada, como Rum ou Pinga, pois o que a bebida faz é causar a fermentação.

A quantidade de açúcar pode ser um pouco menor ou maior do que o da receita, o que fará o vinho ficar mais ou menos doce. Eu já usei açúcar mascavo (menos doce do que o açúcar refinado) e ficou excelente.
O prazo de "descanso" que eu uso é de 2 a 3 semanas, deixando o total de 5 a 6 semanas para fazer o vinho, um verdadeiro ritual diário.
Finalmente, mas não menos importante, durante a primeira parte do processo, o suco virará vinagre (o cheiro será peculiar), não se preocupem, é normal. Da mesma maneira o vinho não ficará transparente como um vinho comprado, pois algo da borra continuará nele.

Truta com Bacon (Brithyll â Chig Moch)

Uma ou mais trutas limpas e desossadas (em filés)
Bacon fatiado (o bastante para envolver as trutas)
Sal e Pimenta
Salsa

Cubra o fundo de uma travessa (que vá ao forno) com bacon fatiado. Coloque os filés de truta sobre o bacon. Tempere com sal e pimenta então coloque mais uma camada de bacon fatiado. Espalhe a salsa por cima de tudo e ponha para assar num forno já quente (temperatura de 250o C) por de 25 a 30 minutos.

Torta de Maçã com Massa de Batata (para duas pessoas)


225 g de batatas (em purê)
½ colher de chá de sal
25 g de manteiga
50 g farinha
Açúcar Mascavo a gosto
300 g de maçãs (cortadas em fatias bem finas)

Numa tigela grande misture o purê de batatas, o sal e a manteiga. Acrescente a farinha e vá misturando até obter um ponto de massa. Divida então a massa em duas e abra-as em círculos de aproximadamente 20 cm de diâmetro. Coloque metade das maças picadas com açúcar mascavo a gosto e um pouco de manteiga. Molhe as beiradas e feche as massas pela metade (como pastéis). Cozinhe as tortas numa frigideira por de 20 a 30 minutos de cada lado, mudando o lado da torta de tempos em tempos, para não queimar (se a frigideira for de teflon nem precisa untar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verá com melhor nitidez esse site, com os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Obrigada, pela visita. Beijos de luz violeta na alma.