08/03/2012

BAST (Bastet)


Sobre a deusa
 
Bast era uma deusa egípcia da fertilidade, amor e relacionamentos e protetora de gatos. As outras variações de seu nome são Bastet, Baast ou Ubasti (o que provavelmente significava que ela da Pomada Jar).
A história de culto Bast é dividida em duas fases. Ela foi considerada a guardiã do Baixo Egito, durante o Império Antigo do Egito, pelo menos, desde os tempos da Segunda Dinastia (ou seja, de 3 500 aC, mesmo antes da escrita foi inventada). Ela era adorada em Per Bast (Bubastis em grego), onde seu famoso templo estava situado. Foi descrito por Heródoto para ser um dos santuários mais bonitos em um mundo antigo. Arqueólogos descobriram o cemitério cheio de múmias de gatos perto dos restos do templo, porque gato era animal sagrado de Bastet. Durante o Novo Reino do Egito, ela foi cada vez mais identificado acima de tudo com a deusa leoa Sekhmet, mas também com Hathor, Mut e Tefnut e sua propagação culto significativamente para chegar até Penisula italiana nos tempos do Império Romano. De acordo com os primeiros mitos Bast tinha sido a filha de Ra o deus sol e se a mãe de Maahes , porém, após ser identificado com Sekhmet ela se tornou a esposa de Ptah. Há também uma hipótese de que ela tinha sido a leoa ou a mulher com a cabeça de um leão e, em seguida, para distingui-la de Sekhmet, ela foi apresentada como um gato (um mito ilustra essa mudança: a leoa selvagem tocou as ondas de um lago e tomou a forma mais branda de um felino) *.
A dualidade da natureza feminina se reflete na maneira que os egípcios adoravam Bast. No início por causa de suas origens, ela foi inicialmente identificado com o Sol (como uma divindade solar, ela foi chamada Lady of the Flame, Senhora do Oriente, a Deusa do Sol Nascente, Olho de Rá e O Sagrado eo Olho Que Tudo Vê. No entanto quando os soldados de Al exander, o Grande, tomaram o poder sobre o Egito tornou-se a deusa da lua sob a influência de crenças Helénica (Heródoto identifica-a como Artemis e na época helenística ela é conhecida como Ailuros). Na verdade, não parece ser o melhor dos assignements porque Bast estava cuidando de lares e famílias e foi conferir a saúde e fertilidade (como um felino cuidar de sua prole, ela foi por vezes retratada com gatinhos). De acordo com mitos durante Bast dia navegaram nos céus com o seu pai Ra no barco para que o sol estava ligado e estava observando tudo com cuidado para vigiá-lo. À noite, ela estava se transformando em um felino ainda mantendo uma visão perfeita para proteger o pai de Apel (Apophis), uma serpente que era seu maior inimigo e que acabou por ser morto por Bast.
Graças à sua agilidade e poder que ela foi identificada com a deusa da guerra e ela foi proteger o faraó no campo de batalha. Arqueólogos encontraram cementaries vastas de gatos mumificados e isso mostra como os gatos eram importantes na vida familiar. Eles foram a protecção das culturas contra os ratos e, portanto, é possível que esses animais tinham como status elevado como vacas na Índia. Curiosamente gatos foram também alerta contra o fogo e se algum deles foi ferido na mesma, a deusa foi revivendo-os e, talvez, este é o lugar onde a lenda do gato nove vidas veio. Vários símbolos de Bast foram mantidos em casas, estas foram as estatuetas de gatos para espantar ratos e serpentes longe e olho que tudo vê para fazer os ladrões e pragas manter fora da casa. A escultura de uma alimentação gatinhos felinos muitas vezes foi dado como presente de casamento que simbolizava o desejo de saúde e fertilidade e Bast foi considerado o guardião das mulheres e crianças ainda mais do que outras deusas egípcias. Provavelmente por causa da etimologia o nome dela, ela era a protetora das pessoas que fabricados perfumes. Bast era também a deusa da dança, diversão, sensualidade e prazer. Durante suas férias, as sacerdotisas de seu templo vestindo vermelho, uma cor da deusa, estavam realizando algo que poderíamos chamar de uma dança erótica nos dias de hoje. Celebrações foram ocorrendo em abril e maio e eles eram muito populares, talvez até 700 mil egípcios poderiam ter vindo a Bubastis para cantar, dançar e beber excessivamente.
 
Imagens, símbolos e ANIMAIS
Ela foi apresentada como um felino ou uma mulher magra, com o gato ou cabeça de leão. Seus atributos eram sistro, instrumento musical da família da percussão, um chocalho, uma cesta ou caixa. Sua arma era uma égide com a imagem de um leão.
 
SIGNIFICADO ADIVINHAÇÃO
Pessoa
O cartão de Bast mostra uma mulher que se sente cumprida em muitas maneiras, tanto no trabalho como em casa. Esta é uma mãe moderna que traz os filhos ao infantário ou à escola e então se apressa para trabalhar. Ele também mostra uma mulher independente, ou a menina que não pode ficar limites culturais e tradicionais e pretende viver sua vida em sua própria maneira. Em negativo, significa egoísmo, a falta de awereness, se divertindo muito e aversão ao compromisso nos relacionamentos.
 
Conselho
Olhe mais de perto para esta situação, pois algo pode ser escondida de vocês. Pense sobre isso e siga sua intuição. Equilibre as peças masculinas e femininas de sua personalidade.
 
Amar
Se você está em um relacionamento: Tome um bom atendimento de sua família e animais de estimação. Se você está pensando de ficar olhando sua própria família isso é um bom momento para isso. Deixe as tarefas diárias do tempo ao tempo e ser mais brincalhão. Seu pai pode precisar de sua ajuda.
Se você é único: Hora de se divertir. Relaxe, tome um banho, use um creme para o corpo, sair, dançar e mover-se com graça.
 
Finanças
Talvez você pode ter que se adaptar a novas circunstâncias e mudar de emprego ou profissão. Não tenha medo de que, esta carta mostra a sua flexibilidade e da habilidade de equilíbrio.
 
Saúde
É um bom momento para começar a yoga ou exercícios de alongamento excersising outro. Corpo em perigo pa r ts: coluna vertebral e os olhos.
 
CARTÕES
Bast em O Oráculo da Deusa por Hrana Janto e Sophia Amy Marashinsky
Bast na Inspiração Deusa Oracle por Kris Waldherr
Bast na Deusa Orientação da Oracle Cartões por Doreen Virtue
e no Universal Goddess Tarot por Maria Caratti & Platano Antonella que ela representa Ás de Paus:
Com base na wikipedia Inglês e http://www.goddessgift.com/goddess-myths/egyptian_goddess_bast.htm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verá com melhor nitidez esse site, com os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Obrigada, pela visita. Beijos de luz violeta na alma.