O que é a aromática Canela?
Cinnamomum zeylanicum Breyn.
A canela é uma pequena árvore originária do Ceilão, da Birmânia e da Índia e conhecida há mais de 2500 anos a.C. pelos chineses. Seu nome científico, "cinnamomum", segundo referências, é derivado da palavra indonésia "kayu manis", que significa "madeira doce". Mais tarde, recebeu o nome hebreu "quinnamon", que evoluiu para o grego "kinnamon".
A canela era a especiaria mais procurada na Europa e seu comércio era muito lucrativo. O monopólio do comércio da canela esteve nas mãos dos portugueses no século XVI, passou para os holandeses, com a Companhia das Índias Orientais, quando esses expulsaram em 1656 os portugueses do Ceilão, e depois, passou para as mãos dos ingleses, a partir de 1796, quando esses ocuparam essa ilha.
As canelas são algumas das espécies mais antigas conhecidas pela humanidade. A mais difundida é aCinnamomum zeylanicum, originária do Ceilão, atual Sri Lanka. Outras, entretanto, como a Cássia(Cinnamomum cassia), chamada de falsa-canela e conhecida como canela-da-China, também têm importância econômica. Esta espécie é uma Laurácea arbórea muito cultivada nas províncias do sudoeste da China. As partes mais úteis das canelas são o córtex dessecado e o óleo. O óleo é obtido das folhas por destilação, por arraste a vapor. Seu principal constituinte é o aldeído cinâmico, cujo teor pode ser superior a 80%.
Considerada símbolo da sabedoria, a canela foi usada na Antigüidade pelos gregos, romanos e hebreus para aromatizar o vinho e com fins religiosos na Índia e na China. Entre as muitas histórias da canela, conta-se que o imperador Nero depois de matar com um pontapé sua esposa Popea, tomado de remorsos ordenou a construção de uma enorme pira para cremá-la. Nessa pira foi queimada uma quantidade de canela suficiente para o consumo, durante 1 ano, de toda a cidade de Roma! Mesmo sem a importância que teve no passado e não sendo mais motivo de lutas entre os povos, a canela continua indispensável, como tempero na culinária moderna.
A Cinnamomum zeylanicum cresce bem em solo brasileiro, onde já foi bem cultivada no passado, tendo sido introduzida pelos jesuítas. A canela é mencionada até em passagens bíblicas. No Livro dos Provérbios da Sagrada Escritu ra, por muitos atribuído a Salomão, no versículo "As Seduções da Adúltera", é feita a seguinte referência à canela:
"Adornei a minha cama com cobertas, com colchas bordadas de linho do Egito.
Perfumei o meu leito com mirra, alóes e cinamomo ...
Vem ! Embriaguemo-nos de amor até ao amanhecer,
Porque o meu marido não está em casa;
Que o teu coração não se deixe arrastar pelos caminhos dessa mulher,
A sua casa é o caminho para a sepultura,
Que conduz à mansão da morte".
Perfumei o meu leito com mirra, alóes e cinamomo ...
Vem ! Embriaguemo-nos de amor até ao amanhecer,
Porque o meu marido não está em casa;
Que o teu coração não se deixe arrastar pelos caminhos dessa mulher,
A sua casa é o caminho para a sepultura,
Que conduz à mansão da morte".
Simbolicamente, a canela é uma especiaria ligada ao amor, sendo empregada muitas veze s como ingrediente para perfumes mágicos e poções para conquistar a pessoa amada. Há quem acredite que ela atrai o sucesso nos negócios, trazendo sorte e determinação para a resolução de problemas.
Ficha da planta
Família: Lauráceas
Origem: Ceilão, Birmânia, Índia
Outros nomes populares: caneleira, caneleira-da-índia, caneleira-de-ceilão, cinamomo e pau-canela.
Outros Idiomas: cinnamomi (latim), cinnamon (inglês), canela (espanhol), cannelle (francês), cannella (italiano) e zimt (alemão).
Origem: Ceilão, Birmânia, Índia
Outros nomes populares: caneleira, caneleira-da-índia, caneleira-de-ceilão, cinamomo e pau-canela.
Outros Idiomas: cinnamomi (latim), cinnamon (inglês), canela (espanhol), cannelle (francês), cannella (italiano) e zimt (alemão).
Características: A caneleira é uma árvore que requer cerca de 1.300 mm de chuva por ano e temperatura média anual de superior a 21° C. A casca dos ramos é comercializada em rama (pau), raspas e pó. A caneleira é utilizada na culinária e na fabricação de bebidas, medicamentos, perfumes e sabonetes. Outras espécies do gênero Cinnamomum e Cassia também produzem canela. A canela é uma árvore de ciclo perene e que atinge até 8 a 9 metros de altura. O tronco alcança cerca de 35 centímetros de diâmetro.
As folhas são coriáceas, lanceoladas, com nervuras na base, brilhantes e lisas na parte superior e verde-claras e finamente reticuladas na parte inferior. As flores são de coloração amarela ou esverdeada, numerosas e bem pequenas, agrupadas em cachos ramificados.
As folhas são coriáceas, lanceoladas, com nervuras na base, brilhantes e lisas na parte superior e verde-claras e finamente reticuladas na parte inferior. As flores são de coloração amarela ou esverdeada, numerosas e bem pequenas, agrupadas em cachos ramificados.
Composição Química: acetato de eugenol, ácido cinâmico, açúcares, aldeído benzênico, aldeído cinâmico, aldeído cumínico, benzonato de benzil, cimeno, cineol, elegeno, eugenol, felandreno, furol, goma, linalol, metilacetona, mucilagem, oxalato de cálcio, pineno, resina, sacarose, tanino e vanilina.
Propriedades Medicinais: Adstringente, afrodisíaca, anti-séptica, aperiente, aromática, carminativa, digestiva, estimulante, hipertensora, sedativa, tônica e vasodilatadora.
Quais são as benefícios da canela?
A canela tem atividade antioxidante extremamente alta, e o óleo da canela tem propriedades antibacterianas e anti-fungos fortes. A canela é também uma grande fonte de manganês, de fibra, de ferro, e de cálcio. Como consequência, se utilizou como remédio caseiro eficaz para:
* Reduzir níveis de açúcar de sangue e tratando a diabetes do tipo 2.
* Baixar o colesterol.
* Ajuda da digestão.
* Tratar diarreia.
* Curar resfriado comum.
* Redução de dor das artrites.
* Memória de impulso e função cognoscitiva.
* Tratar dores de molares.
* Eliminação da má respiração.
* Curar dores de cabeça e de enxaqueca.
APLICAÇÕES DA CANELA
Remédio caseiro para a artrites
A canela se mostrou recentemente para atuar como remédio natural para a dor da artrite.
Remédio caseiro para a diabete
A investigação sugere que a canela possa ajudar a tratar a diabetes do tipo 2 diminuindo níveis de açúcar de sangue e aumentando a quantidade de produção da insulina no corpo.
Remédio caseiro para reduzir o colesterol
Os estudos recentes mostraram que as pequenas quantidades consumidas de canela podem ajudar a reduzir o colesterol de LDL. Comer simplesmente a metade de uma porção de diária do pó da canela. A canela se pode acrescentar como adoçante suave ao café ou ao chá.
Remédio caseiro para eliminar dores de cabeça e enxaqueca
A canela pode ser um remédio natural eficaz para eliminar dores de cabeça e enxaqueca.
Remédio caseiro para tosse e o resfriado comum
A medicina chinesa utilizou de largura o canela como remédio natural para tosse e o resfriado comum. Um remédio natural simples para tratar uma garganta dolorida é o seguinte:
* Acrescentar um pau de canela à água fervida
* Deixar em ebulição por 2 minutos.
* Tirar o pau de canela.
* Utilizar a água da canela para qualquer chá de ervas, tal como chá verde.
* Beber este chá duas vezes por dia. Se o resfriado persiste por mais de 3 dias, consulte um médico.
Quais são os efeitos secundários da canela?
Alguns estudos recentes na Europa mostraram que a canela derivado da planta da casia contém um composto tóxico conhecido como cumarina. Este composto se sabe que pode causar dano ao fígado e ao rim em altas concentrações. Já que a canela em pó que compramos em supermercados se deriva tipicamente da planta da casia, é importante evitar consumir altas doses dela.
Já que a canela tem um efeito de anti-coagulação sobre o sangue, a precaução deve também ser exercitada quando se utiliza conjuntamente com outros produtos de diminuição de pressão tais como aspirina. As grandes quantidades de canela se devem também evitar durante a gravidez devido à possibilidade de efeitos nocivos sobre o útero.
Qualquer pessoa que está tomando atualmente a medicação para reduzir os níveis de açúcar no sangue ou os diluentes do sangue que controlam, deve consultar um médico antes de usar a canela como suplemento regular.
Onde e como comprar canela
A canela em pó que utilizamos comumente pois uma especiaria é tipicamente canela da casia, e se pode encontrar na maioria dos supermercados. Pode também ser comprado em forma do pau. A canela cingalesas é tipicamente mais cara que a canela da casia, e está portanto geralmente somente disponível em lojas especializadas. Está geralmente somente disponível em forma do pau. Enquanto que ambos tipos se sabem seus efeitos terapêuticos, a canela cingalesas é levemente mais doce e portanto se considera de alta qualidade.
Muito estabelecimentos de alimentos saudáveis e de nutrição também vendem a canela em uma forma de cápsula, que simplifica o processo do consumo.
Propriedades medicinais da canela
A canela tem enormes propriedades e benefícios para nossa saúde e ajuda no tratamento das mais diversas doenças.
A canela é uma árvore perene da família das Lauraceae com galhos. Sua árvore procede do sul da Índia e do Sri Lanka. Sua espécie mais reconhecida é a que se obtém precisamente desta árvore hindu.
A canela possui propriedades carminativas, antiulcéricas, estomacais e vomitivas, graças aos azeites essenciais que contêm certas propriedades que dissolvem melhor os alimentos, estimulam a salivação e os sucos gástricos, facilitando a digestão. Por isto, ajuda a combater a aerofagia, as digestões difíceis a acidez e estimula o apetite.
Também são conhecidas suas propriedades contra as doenças respiratórias pela sua riqueza em propriedades antibacterianas, expectorantes e anti-inflamatórias, sendo especialmente indicados contra a bronquite, os resfriados e a tosse.
Benefícios da Canela
Outras propriedades são o tratamento da má circulação periférica nos dedos das mãos e dos pés, já que melhora a circulação e aumenta a temperatura corporal, por isso melhora as condições dos pacientes que sofrem dos dedos quando faz muito frio. Também tem benefícios nas menstruações difíceis ou como antisséptico em doenças relacionadas com bactérias e fungos; também em infecções vaginais, no tratamento de fungos e bactérias, em outras infecções respiratórias como anginas, faringite, laringites.
Apesar de tudo isso, não se recomenda nunca abandonar o tratamento convencional prescrito pelo medico, questão que jamais devemos esquecer. Mesmo que sempre você poderá desfrutar do sabor desta espécie aromática, em seus chás, já que a canela é a especiaria imprescindível para aromatizar o chá.
Diminui o colesterol:
Os estudos mostraram que meia porção de canela incluída em uma dieta diária pode diminuir o colesterol e as triglicérides.
Reduz níveis de açúcar no sangue e auxilia no tratamento da diabetes tipo 2:
Vários estudos mostraram sensibilidade da insulina e controle melhorados da glicose no sangue são por causa da ingestão de meia canela por dia.
Doença cardíaca:
A canela consolida o sistema cardiovascular de tal modo que blinda o corpo de desordens relacionadas ao coração. Acha-se que o cálcio e a fibra presentes em canela proporcionam a proteção contra doenças cardíacas.
Incluindo um pouco canela na comida ajuda aos que sofrem de doença da artéria coronária e da pressão arterial alta.
Além disso, a combinação de cálcio e de fibra presentes na canela pode ajudar a não utilizar a bílis, que previne dano às células, assim previne o câncer de cólon.
Cáries:
A canela se utilizou tradicionalmente para tratar dor de molares e para agir contra a má respiração. Os pequenos pedaços de canela se pode mastigar, ou gargarejar com água da canela que serve como bom inibidor de mau hálito.
Problemas respiratórios:
O canela é remédio caseiro muito útil para os frios comuns ou severos. Quando em mau estado respiratório a pessoa deve tomar uma colher de sopa de mel com 1/4 pó da canela por 3 dias. Este processo curará a tosse mais crônica e os sintomas.
Canela também pode ajudar a curar a gripe.
Tônico do cérebro:
A canela impulsiona a atividade do cérebro e, portanto atua como bom tônico do cérebro. Ajuda na eliminação de perda nervosa da tensão.
Também, os estudos mostraram que cheirar canela pode impulsionar a função cognoscitiva da memória, o funcionamento de certas tarefas e aumenta a vigilância e concentração.
Infecções:
Devido a suas propriedades antibacterianas, antivírus, anti parasitas e anticépticas, é eficaz em infecções externas e internas. A canela pode ser eficaz contra a candidíase, úlceras estomacais e principalmente piolhos.
Facilita ciclos da menstruação:
A canela também é útil para a saúde das mulheres enquanto que ajuda no abastecimento de alívio de remover o obstáculo menstrual e de outros mal-estares femininos.
Amamentação:
Também pode ajudar na secreção de leite materno.
Reduz dor das artrites:
A especiaria da canela contém os compostos antiinflamatórios que podem ser úteis na redução da dor e da inflamação associados a artrites.
Tônico digestivo:
A canela deve ser acrescentada na maioria das receitas. À parte da adição de sabor à comida, ela também ajuda na digestão. A canela é muito eficaz para a indigestão, a náusea, vômitos, o mal-estar estomacal, a diarreia e a flatulência. É muito útil na eliminação do gás do estômago e dos intestinos. Também tira acidez, diarreia e náuseas matinais. Refere-se como tônico digestivo.
Reduz infecções de vias urinárias:
Pessoas que comem a canela tem menor propensão a desenvolver infecções de vias urinárias. A canela é diurética de natureza e ajuda na secreção e na eliminação de a urina.
Ações anticoagulante:
Um composto encontrado na canela chamado como cinamaldeído foi bem investigado para desvendar seus efeitos sobre as plaquetas do sangue. As plaquetas são os componentes do sangue que significam agrupar juntos sob circunstâncias de emergência (como a lesão física) que é uma maneira de parar de sangrar, mas sob circunstâncias normais, ela pode fazer o fluxo de sangue inadequado e se agrupar juntas. O cinamaldeído ajuda prevenir que a canela agrupe plaquetas de sangue.
Conservante natural da comida:
Quando é acrescentado à comida, previne a proliferação e crescimento bacteriano na comida, fazendo-lhe de um conservante natural na comida.
Dores de cabeça e enxaqueca:
A dor de cabeça devido à exposição ao vento frio é curado facilmente aplicando uma borracha fina da canela pulverizado misturado em água na testa.
A redução do sangue e melhora a circulação de sangue:
A canela é um agente de redução do sangue que também atua para aumentar a circulação. Esta circulação de sangue ajuda na eliminação de dor. A boa circulação de sangue também assegura o abastecimento de oxigênio às células de corpo que levam a uma atividade metabólica mais alta. Mas deve-se tomar cuidado, pois consumir canela demais pode aumentar a pressão arterial.
No entanto, há uma advertência a quem ingerir canela, deve ser feito em pequenas quantidades e não pode ser utilizada por mulheres grávidas.
Não substitua nenhum medicamento pela canela, se utilizar faça como se fosse um complemento, aconselhamos que consulte seu médico.
Cinco propriedades da canela para a saúde
Saiba os benefícios da canela , ela tem algumas substâncias que são incríveis contra algumas doenças.
1: Os resultados preliminares de estudos indicaram que a canela tem propriedades anti-fungos, antibacterianas e anti-parasitas. A canela é eficaz contra a candidíase vaginal, candidíase oral, úlceras estomacais e os piolhos principalmente.
2: A canela tem propriedades anti-inflamatórias. Muitos de nós comem as porções de comidas fritas, gorduras e alimentos processados, e estas comidas causam a inflamação de nossos tecidos e órgãos internos, e esta inflamação se ligou a uma das doenças mais perigosas para a vida – doença cardíaca. Dietas anti-inflamatórias são meios para a redução de ocasiões dos ataques do coração, dos movimentos e da doença cardíaca. Isto é citado em alguns livros, medicina natural:
“Um consenso cada vez maior entre cardiologista estabelece claramente a inflamação anormal em paredes da artéria como causa original da aterosclerose e da doença cardíaca coronária.”
A canela podia ser um aliado potencial a nosso favor para diminuir a inflamação
3: A canela pode ajudar realmente à pessoas com a diabetes do tipo 2 em que os níveis de açúcar no sangue tem controle da diabetes, e pode diminuir o colesterol LDL o colesterol total e os triglicérides (ácidos graxos no sangue). Um estudo foi conduzido pelos pesquisadores do Ministério de Agricultura dos EUA (USDA) em 2003 que mostrou que 60 pessoas no Paquistão que tinha diabetes do tipo 2, que comeram 1 grama de canela a cada dia durante 40 dias, tiveram diminuição significativa de seus níveis de açúcar de sangue, do colesterol LDL, do colesterol total e dos triglicérides.
4: A canela é uma fonte excelente de manganês, de fibra dietética, de ferro e de cálcio. A combinação de cálcio e de fibra pode ajudar a não utilizar a bílis, que previne dano às células, que as ajudam a prevenir o câncer de cólon. A fibra também pode ajudar com o alívio da prisão de ventre e da síndrome de intestino preso.
5: Se isto não é bastante, alguns doutores realizaram os estudos que mostram que ao cheirar canela melhora nossa memória e funcionamento de certas tarefas.
Utilize a canela moderadamente, não abuse, pois em excesso pode ser tóxico.
Fonte: sobrecanela
http://anjodeluz.ning.com/group/alegresvegetarianos/forum/topics/benef-cios-da-canela
Nenhum comentário:
Postar um comentário