10/02/2010

Citações de Livros - SONHOS

"Um sonho não compreendido é como uma carta não aberta."(Talmude)


"Compreende que és um segundo pequeno mundo e que dentro de ti estão o sol, a lua e as estrelas."(Orígenes)


"(...) quanto mais aptos formos a tornar consciente o que é inconsciente e o que é mito, maior parcela de vida integraremos."(Jung em: "O pensamento vivo de Jung", Ed Martin Claret)


"Por que deixar uma ferramenta como os sonhos enferrujada? Por que deixar a caixa fechada, quando é um presente que nos foi dado? Um presente com poderes que podem alterar nossas vidas".(Richard Bach)


"Sem um trabalho voltado para a integração dos sonhos (...) as pessoas não aprendem nada sobre elas mesmas. Assim como temos de nos esforçar no mundo real para transformar uma inspiração criativa em um poema, uma pintura, uma composição musical ou uma obra literária, temos de nos esforçar muito para criar a consciência individual de nossos sonhos para que estes sejam mais do que idéias vagas e passageiras do que há em nosso interior."(Gayle Delaney em "O livro de ouro dos sonhos", Ed Ediouro)


"Creio que o sonho emprega o máximo de nosso potencial mais precioso: a criatividade. Somos incrivelmente criativos, quando usamos imagens para falar sobre nossa vida. Traduzir uma experiência de vida em imagens visuais, tão consistentemente, tão intensamente... e fazemos isto de modo automático!"(Montague Ullman em "O Mistério dos sonhos", Ed Record)


"Uma nova perspectiva nas ciências sociais acontece quando um investigador social consegue, de algum modo, ganhar uma perspectiva de fora do sistema que examina. Não é algo fácil de fazer quando estamos acordados e envolvidos no sistema e, provavelmente, apenas um punhado de teóricos sociais tiveram êxito. É algo que fazemos quando adormecidos. E o fazemos sem o menor esforço."(Montague Ullman em "O Mistério dos sonhos", Ed Record)


"À noite, não somente nos sentimos diferentes da maneira de quando estamos acordados, mas também nos separamos temporariamente do sistema social e temos oportunidade de analisá-lo sob uma perspectiva diferente. Nossas imagens sonhadas são quadros enviados de volta à Terra, oriundos de uma câmara situada em um satélite espacial."(Montague Ullman em "O Mistério dos sonhos", Ed Record)


"O conhecimento social deve ser tão bem dominado como o conhecimento pessoal, se quisermos avaliar nosso potencial para um senso global de relacionamento conosco e também com os outros. Como seres sociais, transportamos arraigados tipos de ignorância que resistem à identificação, os quais temos dificuldades em extirpar. São estas áreas que têm mais possibilidade de serem visualizadas em sonhos."(Montague Ullman em "O Mistério dos sonhos", Ed Record)


"Descobrimos que (...) existem meios de voltarmos ao nosso equilíbrio interior. Alguma espécie de ajuda parece estar disponível. Mais importante, começamos a aprender que a ajuda deriva de algo em nosso íntimo, além de nossas manipulações conscientes, algo que constantemente nos envia pistas sobre os problemas de maior significado para nosso crescimento presente e quão profundamente devem ser sondados tais problemas."(Montague Ullman em "O Mistério dos sonhos", Ed Record)

"Quando permitimos, as metáforas do sonho nos ajudam a objetivar emoções inaceitáveis de maneira a que possam ser discutidas e mesmo ridicularizadas como absurdamente humanas e, assim, contribuírem para a formação de relacionamentos mais afetuosos."(Montague Ullman em "O Mistério dos sonhos", Ed Record)


"Tudo o que impressiona e ilustra traz em si o cunho da necessidade, porque indubitavelmente provém da fonte eterna da qual dimana a vida; mesmo a pequenina gota de orvalho sobre a pétala da flor brilha fúlgida aos clarões precursores da aurora."(Irmãos Grimm em: "Contos e Lendas dos Irmãos Grimm", Coleção Completa)


"Todas as formas de interação com o inconsciente que alimentaram nossos ancestrais - sonhos, visão, ritual e experiência religiosa - estão em grande parte perdidas para nós, menosprezadas pela mente moderna como primitivas ou supersticiosas. Assim, cheios de orgulho e arrogância, com profunda crença em nossa razão inabalável, cortamos as nossas origens no inconsciente e nos desligamos da parte mais profunda de nós mesmos."(Robert A. Johnson em: "INNERWORK: A chave do reino interior", Ed Mercuryo)


"Jung observou que os aborígines da Austrália gastam dois terços do tempo que passam acordados, em alguma forma de trabalho interior. Realizam cerimoniais religiosos, discutem e interpretam seus sonhos, consultam espíritos e ´vagueiam pelos bosques´. Todo esse esforço consistente é devotado à vida interior, ao reino dos sonhos, totens e espíritos - isto é, a fazer contato com o inconsciente. Nós, modernos, mal podemos dispor de algumas horas livres da semana para nos dedicarmos ao mundo interior. É por isso que, apesar de toda a nossa tecnologia, chegamos a saber menos sobre Deus e sobre nossas almas do que os povos aparentemente primitivos."(Robert A. Johnson em: "INNERWORK: A chave do reino interior", Ed Mercuryo)


"A reputação de equilíbrio psicológico atribuída aos senois vem do seu trabalho com os sonhos, cujo significado os orienta nas decisões relativas à vida tribal. (...) Se uma criança senoi sonha que está sendo atacada, a família a encoraja a voltar ao sonho e enfrentar o agressor. (...) Eles acreditam que ´lutando até a morte´ num sonho, libera-se uma energia positiva da parte da consciência que formou aquelas imagens."(Soozi Holbeche em: "Como os sonhos podem nos ajudar", Ed Cultrix)


"Um bom exemplo de uma cultura baseada no sonho é a dos senois - uma tribo primitiva que vive na Malásia. (...) Também li o livro ´Creative Dreaming´, de Patrícia Garfield, no qual ela descreve os encontros que teve com eles. (...) disseram-lhe que os senóis viviam em tamanha harmonia uns com os outros, e também com as tribos vizinhas, que nunca se teve notícia de que tenham guerreado."(Soozi Holbeche em: "Como os sonhos podem nos ajudar", Ed Cultrix)


"Os senoi (...) ensinam as crianças, desde pequenas, a contar seus sonhos. Eles são discutidos e interpretados tanto na família como na tribo. A vida social e o comportamento do grupo baseiam-se nos sonhos."(Marie-Louise Von Franz em: "O caminho dos sonhos", Ed Cultrix)



"Na China sempre houve intérpretes de sonhos. Mesmo atualmente, nas ruas da China comunista há especialistas a quem se paga por uma interpretação; as que li eram bastante modernas. Esses intérpretes são psicólogos muito bons com intuições acerca dos sonhos que correspondem de perto àquilo que teríamos para dizer."(Marie-Louise Von Franz em: "O caminho dos sonhos", Ed Cultrix)


"O termo ´fantasia´ deriva da palavra grega ´phantasía´. O sentido original desta palavra é revelador: ela significava ´tornar visível, revelar´. A correlação é clara: a função psicológica de nossa capacidade para a fantasia é tornar visível a dinâmica invisível da psique inconsciente"(Robert A. Johnson em: "INNERWORK: A chave do reino interior", Ed Mercuryo)



"Se todos agem da mesma maneira, ninguém pensa que está doente. Esta é a razão de os sonhos auxiliarem na terapia, porque uma relação consciente com nossos sonhos liberta-nos da identificação inconsciente com os outros e cria em nós atitudes individuais."(John A. Sanford em: "Os sonhos e a cura da alma", Ed Paulinas)


"Por ironia, muita gente que hoje rejeita os sonhos como algo sem sentido, sem saber aceita e segue valores espirituais, crenças e tradições que se originam diretamente dos sonhos de indivíduos que viveram há milhares de anos."(Marie-Louise Von Franz em: "O caminho dos sonhos", Ed Cultrix)


"Devido ao fato de que, com freqüência, reprimimos as melhores partes de nós mesmos e as consideramos como qualidades "negativas", algumas das partes mais ricas do Self - até mesmo a própria voz de Deus - só conseguem participar de nossas vidas ´roubando´ nosso tempo, roubando nossa energia através de compulsões e neuroses, infiltrando-se em nossa vida por lugares desprotegidos, onde falha a nossa defesa."(Robert A. Johnson em: "INNERWORK: A chave do reino interior", Ed Mercuryo)Postado por Dream Yoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verá com melhor nitidez esse site, com os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Obrigada, pela visita. Beijos de luz violeta na alma.