17/08/2010

INCENSOS - HISTÓRIA, COMO USAR, INDICAÇÕES, COMO PREPARAR INCENSO, ESSÊNCIAS

Os incensos têm fascinado a humanidade através dos séculos e são muitas as versões para o seu surgimento. Uma coisa, porém, é certa: eles se transformaram em elemento essencial de muitas cerimônias e ritos, em praticamente todas as religiões do planeta.

Para a maioria das pessoas, incenso é toda mistura de componentes aromáticos, incluindo resinas, gomas, madeiras, cascas, raízes, flores e até minerais - desde que sejam utilizados como material básico para ser queimado e liberar perfumes que dêem nova atmosfera aos ambientes (e esta atmosfera pode ser meramente odorífica ou ter conotações espirituais).

De acordo com várias interpretações, os incensos são "misturas de componentes alquímicos que possuem uma função básica: elevação espiritual do ambiente, servindo como agente mediúnico das intenções humanas ao Astral".

É a partir dessa definição que, para a grande maioria das pessoas, surge uma "receita" básica para acender-se um incenso: sempre se deve ter uma intenção, nem que seja o simples relaxamento ou a melhoria do perfume do ambiente em que se está.

"Sob o aspecto espiritual, a fumaça que sobe significa a transmutação da matéria (carvão) em espírito (aroma) e sua elevação a um plano superior. Daí a importância de uma intenção ao ser aceso, pois a forma-pensamento por ela criada é elevada ao Astral, e as conseqüências de um pensamento errado nesta hora podem ser, no mínimo, desagradáveis.

"As tradições religiosas revelam que a utilização de aromas em cerimônias ritualísticas visavam criar um clima propício para a manifestação de determinado estado de espírito. E é dessas mesmas tradições que ainda hoje tiramos as pistas de quais perfumes utilizar para alcançar um estágio de consciência em especial.

"Diversos aromas, amplamente divulgados e estudados na Aromaterapia, desempenham seu papel de coadjuvante facilitando e veiculando a vontade do operador ao Astral." Daí a relação científica entre incenso e alterações favoráveis no organismo das pessoas, o que em muito contribui para a disseminação do uso dos incensos.

A História mostra que o princípio mágico-religioso do incenso marca algumas das crenças mais antigas do Homem, especialmente a partir dos povos orientais, como os chineses, tibetanos, indianos e, principalmente, os egípcios dos tempos das grandes dinastias de faraós.

"Ao queimarmos incensos estamos ativando o plano mental-intelectual, em que se manifesta o poder dos elementais do ar, e intensificando o fluxo de comunicação com o universo e com as pessoas."

Por isso, a maioria dos pesquisadores avisa: "o ritual de queimar incenso não deve ser corriqueiro, principalmente quando envolve pedidos de dinheiro e proteção. Mas se desejar usá-los com freqüência tenha o cuidado de escolher aqueles de características calmantes ou espirituais."

Alguns também recomendam que se observe a fase da Lua e o horário planetário. As chamadas horas místicas são as mais indicadas para acender-se um incenso.


HISTÓRIA


Os incensos são, talvez, tão antigos quanto a cultura humana, mas tudo indica que os egípcios foram, possivelmente, o povo que primeiro dominou a arte da manufatura e do uso de incensos. O mais famoso incenso egípcio é o Kyphi (ou Khyphi), que era produzido dentro de um templo e sob ritual altamente secreto. Era um composto de efeito muito benéfico, e Plutarco o definia assim: "O incenso tem dezesseis (16) ingredientes, número que constitui o quadrado de um quadrado e tais ingredientes são coisas que, à noite, deliciam. Tem o poder de adormecer as pessoas, iluminar os sonhos e relaxar as tensões diárias, trazendo a calma e quietude àqueles que o respiram."

Um dos seus ingredientes é o popular olíbano, árvore considerada sagrada, e durante a poda ou a coleta da resina, os homens deviam se abster de contato sexual ou com a morte.

Plutarco forneceu a lista dos 16 ingredientes usados na preparação desse incenso: mel, vinho, passas, junco doce, resina, mirra, olíbano, séseli, cálamo, betume, labaça, thryon, as duas espécies de arcouthelds, caramum e raiz de Íris.

Já os hindus sempre foram apaixonados por aromas agradáveis e a Índia, nos tempos antigos, sempre foi célebre por seus perfumes. A importação de incenso da Arábia foi uma das primeiras, mas outros materiais aromáticos também eram usados, como o benjoim, resinas, cânfora, sementes, raízes, flores secas e madeiras aromáticas. O sândalo era um dos itens mais populares da época. Esses materiais eram queimados em rituais públicos ou em casa.

Também no Velho testamento encontram-se várias referências ao uso de incensos entre os judeus. Geralmente, os pesquisadores concordam que a queima do incenso só foi introduzida no ritual judaico em torno do século VII a.C.. O primeiro incenso judaico era composto de poucos ingredientes (estoraque, onicha, gálbano e olíbano puro) e sua preparação era semelhante àquela usada pelos sacerdotes egípcios.

Na Grécia, o incenso começou a ser difundido no século VIII a.C., vindo da Fenícia.

Já no Budismo, disseminado por boa parte da Ásia, o incenso começou a ser difundido por volta do século VII a.C.. Junto com os perfumes, constituía uma das sete oferendas sensoriais, que formam um dos sete estágios de adoração.

Na Roma antiga, o incenso foi muito utilizado na Festa do Pastor, junto com ramos de oliveira, louros e ervas, assim com da mirra e açafrão.

Também o Cristianismo incorporou o uso de incensos, mas os cristãos foram os que mais demoraram a introduzí-los em seus ritos. Só após o século V, seu uso foi aumentando lentamente. Por volta do século XIV, tornou-se parte da Missa Solene e de outros serviços.

No Islamismo, não há referência ao seu uso no sentido religioso, mas a tradição nos mostra que o seu perfume pode ser usado como uma referência aos mortos.

Comum a praticamente todas as religiões e seitas do planeta, o incenso é um acessório comum às cerimônias mágicas, usado para neutralizar as energias negativas, por exemplo, ou utilizado nos métodos de encantamentos. As letras do nome da pessoa para qual é feito o encantamento indicam qual o perfume necessário. Os materiais mais usados são o olíbano, benjoim, estoraque, sementes de coentro, aloés (babosa), entre outros.


COMO USAR

Os incensos devem ser usados para energizar e transmutar as energias nos lugares onde são acesos, pois funcionam como purificadores e condutores de vibrações, sejam das pessoas ou dos próprios locais.

Para cada uso, existe um tipo específico e uma essência à ser utilizada.

Podem ser de pastilhas, palitos, pó ou quaisquer outras formas existentes no mercado.

E todas as maneiras de se acender o incenso revelam uma intenção.

Veja:

- Se preferir acender com um isqueiro, é sinal que acredita em sua força mental e em seu pensamento positivo, para a limpeza que será feita.

- Se preferir acender com um fósforo, significa que acredita que os elementos do ar, os silfos e sílfides, estarão ajudando na limpeza de sua casa.


Ao acender o incenso, mentalize uma oração (a que mais lhe agradar). Segure o incenso com a mão esquerda, e em cada canto dos cômodos faça o sinal da cruz com seu dedo mediano ou o sinal que lhe for mais energético e agradável.

Não pare a sua oração mental ou falada, pois tudo o que é negativo está impregnado nos cantos e deve diluir-se o mais rápido possível.

Para preservar por mais tempo essa limpeza, jogue um pouco de sal nos cantos.

Encare o incenso como um primeiro socorro à sua casa, procurando queimar pelo menos um, todos os dias, pois assim manterá o ambiente sempre limpo e bem protegido.

Algumas crenças recomendam que, se você não puder acender um diariamente, faça-o pelo menos de 3 em 3 dias.

E não se aborreça com quem ficar incomodado com o perfume. O que importa é sua tranqüilidade e a boa energia do ambiente em que você vive.

Se você pretende preparar um incenso de influências astrológicas, use as seguintes essências:

  • Áries - violeta, flor de laranjeira, almíscar, sândalo, ópium
  • Touro - verbena, canela, rosa, pinho, eucalipto, cravo, canela
  • Gêmeos - benjoin, verbena, rosa, alecrim, jasmim
  • Câncer - rosa, verbena, jasmim, maçã, alfazema, violeta
  • Leão - sândalo, flor de laranjeira, patchouli, almíscar, sândalo, ópium
  • Virgem - benjoin, verbena, rosa, alfazema
  • Libra - rosa, canela, verbena, maçã, cedro
  • Escorpião - violeta, dama da noite, almíscar, ópium, eucalipto
  • Sagitário - jasmim, rosa, almiscar, cravo, canela, rosa
  • Capricórnio - lírio, verbena, lótus, alecrim
  • Aquário - violeta, rosa, jasmim, violeta, rosas, flores do campo
  • Peixes - jasmim, rosa, almíscar, violeta, alecrim, alfazema

INDICAÇÕES

  • Amor - Almíscar, Jasmim, Maçã, Rosa, Lótus, Ópium, Sândalo, Canela, Cravo.
  • Limpeza - Alecrim, Arruda, Eucalipto, Canela, Cravo
  • Espiritualidade - Mirra, Violeta, Rosa
  • Meditação - Violeta, Mirra, Rosa, Verbana
  • Acalmar - Alecrim, Alfazema, Flor de Maçã, Jasmim
  • Atrair os Encantados - Pinho, Eucalipto, Maçã
  • Estudos - Alfazema, Lótus, Jasmim, Rosa
  • Energizar - Canela, Eucalipto, Cravo

COMO PREPARAR INCENSO

"O incenso sempre foi, em todas as eras, empregado como símbolo visível das aspirações da alma às esferas superiorires de consciência."

Para prepará-lo, você deve utilizar os seguintes elementos:

VARETA - Você encontra em papelarias, armarinhos ou bazares.


UTENSÍLIOS
Ralador ou moedor de café (se você pretender utilizar usar carvão vegetal),
tábua de carne de madeira, pilão pequeno para socar as resinas,
tigela de plástico (pequena),
pedaços de isopor (para fincar as varetas para secagem),
tubo plástico com conta-gotas

INGREDIENTES
Resinas (incenso ou benjoin ou mirra - são 3 tipos diferentes de resina), serragem (pó), canela em pó, carvão vegetal ou carvão ativo, goma arábica (não use cola tenaz ou qualquer outro tipo de cola), amido de milho (maizena), essências aromáticas.

Atenção!
Se você for acrescentar ervas à sua fórmula de incenso, não se esqueça de que elas devem estar bem secas e de que você deve transformá-las em pó. A quantidade não deve ultrapassar a quantidade de serragem utilizada, para não comprometer a queima do incenso.


ONDE CONSEGUIR OS INGREDIENTES
INCENSO é uma resina, assim como o benjoin e a mirra. Todas elas você encontra em casas que vendem artigos religiosos ou em farma-ervas ou droga-ervas
SERRAGEM quanto mais fina a serragem, melhor. Pode ser encontrada nas madeireiras
CARVÃO VEGETAL você pode comprar direto nas carvoarias. Ele vem em pedaços bem pequenos e é preciso passá-los pelo moedor e, depois, peneirar, para que se transformem em pó. É um processo bem mais trabalhoso
CARVÃO ATIVO é superior ao carvão vegetal e a vantagem é que pode ser comprado em pó
GOMA ARÁBICA compre sempre de 1 litro ou 1/2 litro
ESSÊNCIA existem diversas casas de essências

Prepare a "massa", misturando a essência desejada com o carvão em pó e a goma arábica. Aplique-a sobre a vareta, tendo o cuidado de enrolar bem apertado.
Depois, espete a vareta no isopor e deixe-a secar bem, antes de usar.




ESSÊNCIAS
A
Aadithya (Anis estrelado) Atua tanto no nível material quanto no emocional, produzindo estímulo de natureza positiva
Absinto (Mazda) Estimulante geral para eliminar o cansaço mental e físico. Também favorece o amor e a magia. Perfume exótico que estimula a imaginação, criatividade e sensualidade
Acácia Evita pesadelos e transmite um sono tranqüilo
Agni (Cânfora) Limpa a aura
Alecrim Traz saúde e sucesso nos negócios, acalma. É comum ser usado para afastar maus espíritos e oferece também proteção na área profissional e ajuda na recuperação em tratamento de doenças. Estimulante para quem tem dificuldade de memorização, traz felicidade e justiça. Exerce uma ação geral de proteção e aumenta a capacidade de aprendizado. Acalma as crianças e atrai o sexo masculino, sendo apontado como ideal para as mulheres que estejam solitárias
Alfazema (Gold statue) Acalma, limpa o ambiente, reativa a alegria, alivia dores de cabeça e depressão
Almiscar (Scintimate) Afrodisíaco, traz sensualidade e atração
Âmbar (Bhajan, Ratnamala) Energizante
Amor Perfeito Purifica o ambiente, favorece o estudo, amor, elevação das vibrações
Angelica Fortifica a espiritualidade
Anis Para despertar o amor interno
Anis estrelado Atrai a boa sorte
Anubis Para desperta a força
Aradhana (essência de Jasmim) Tranqüiliza e induz ao relaxamento. Significa suprema devoção
Arruda Proteção, limpa ambientes carregados. Afasta influências negativas, intensifica a força de vontade, auxiliando a pessoa que a usa a realizar seus desejos, sejam quais forem
Artemísia Faz aflorar a clarividência
B
Bálsamo Acalma e equilibra a energia
Bálsamo Rosa Acalma, purifica, favorece o estudo, amor, elevação das vibrações, melhora o estado psíquico
Baunilha Afrodisíaco
Bharat Darshan (Mirra) Elevação mental
Bharat Vasi (Madeira com Patchouli) Afrodisíaco
Benjoin (Benzoin) Alimenta a espiritualidade, facilita o exorcismo. Elimina bloqueios espirituais e favorece pedidos de ajuda a Deus
Brindavan (Sândalo) Meditação
C
Café Use o moído, não o instantâneo. Utilizado contra entidades negativas, inclusive espírito dos mortos. Elimina formas pesadas de pensamentos e pesadelos. É benéfico para doentes em recuperação
Camomila Acalma, purifica, melhora o estado psíquico. Atua como calmante e anti-depressivo tendo efeito sobre a mente, regula o sistema nervoso. Ótimo para desenvolver a sensibilidade
Canela (Cinnamon) Estimulante; atrai prosperidade, bens materiais, equilíbrio mental. Usado em purificação energética de ambientes, protegendo do "olho-gordo", inveja e outras perturbações. Nos negócios, é usado para atrair prosperidade. Também pode ser usado pura, uma pitadinha sobre o peito, no osso esterno, ou misturada com talco (2x) com meia colher de chá de canela. Tem ação anti-depressiva e aumenta a alegria de viver, trazendo boa sorte e felicidade
Cânfora (Agni) Acalma, limpa ambientes carregados, favorece o desenvolvimento psíquico, limpa a aura
Capture (Frutas) Energizante
Casca de alho Usado para eliminar formas negativas de pensamentos obsessivos. Quando termina um relacionamento amoroso, pode-se defumar a casa uma vez por semana, durante um mês, para que o sentimento de perda não se transforme em depressão
Chandan (Sândalo) Cria no ambiente uma atmosfera de bem estar; deve ser usado para a meditação
Chocolate & Menta Promove a clareza de pensamentos
Cedro Purifica, é usado para despertar forças, psíquico
Cereja Amor
Cinnamon (Canela) Negócios
Cipreste Aumenta a concentração, a firmeza e o equilíbrio. Proporciona prosperidade e fortuna
Cítrico (Chand) Alegria
Citronela Repelente natural
Clove (Cravo) Concentração
Côco (Koko) Estimula o bem estar, a alegria
Cravo (Clove) Excitante, afrodisíaco, ajuda a expulsar forças negativas e tem ação expectorante. Favorece a concentração, aumenta a energia, traz prosperidade e aumento de ganhos materiais
Cravo-da-Índia Purifica e é utilizado para despertar força, espiritualidade, sensualidade e atração. Protege de pessoas mal intencionadas, pensamentos negativos subconscientes. É uma das mais poderosas defumações protetoras
D
Dama-da-Noite Ideal para encontros amorosos. É tido como o incenso do amor e ajuda a encontrar pessoas com a mesma afinidade. Quando quiser abrir o canal do emocional, basta ofertá-lo à Vênus, deusa do amor
Darshan (Mirra) Limpeza
Deepack (Musgo de carvalho) Usado pelos antigos druidas como poderoso regenerador. é aconselhável em trabalhos de cura, tanto emocional como material
E
Ecstasy (Rosa, Incenso, Canela, Jasmim, Ylang-Ylang, Âmbar e Bejoim) Combate a depressão e o pessimismo
Egípcio Purifica e favorece o amor
Eliotropio Amor
Erva cidreira Confere felicidade e sucesso, assim como promove o encontro de verdadeiro amor
Erva-Doce Poderoso calmante
Espiritual Purifica e ajuda a despertar forças e espiritualidade
Eucalipto (Kailas) Purifica, estimula a mente, aumenta a capacidade de concentração. Promove modificação positiva na maneiras de ver as coisas
Eternum Favorece o estudo, a espiritualidade, a elevação das vibrações
F
Floral (Napoleon) Afasta os sentimentos negativos. Promove harmonia
Flor-da-Índia (Kewda) Purifica as vias respiratórias
Flor de Laranjeira Afasta o pânico, aumenta a segurança e autoconfiança em assuntos emocionais e financeiros
Flor-de-Pitanga Incentiva a criatividade e atua poderosamente na área financeira. Direciona aquisições materiais e negociações com êxito
Flor-do-Campo Favorece o equilíbrio emocional
G
Gerânio Força e vitalidade, calmante e harmonizante. Alivia tensão nervosa
Green Apple (Maçã verde) Aroma leve e sutil que beneficia a saúde física. Bastante útil para pessoas enfermas e convalescentes
Green Champa (Raízes) Harmonia
Gold Statue (Alfazema) Acalma e limpa o ambiente
Gurudev (Pium) Afrodisíaco
H
Hortelã Bom para problemas de saúde e equilíbrio emocional. Estimula o apetite
I
Indiam Gold (Menta e Lavanda) Ideal para o relaxamento e aumento da acuidade intelectual
J
Jasma (Jasmim) Amor
Jasmim (Jasma) Afrodisíaco, atrai a paixão, melhora o humor, favorece a espiritualidade, a elevação das vibrações. Acalma e ajuda a evitar brigas e desentendimentos, aclara as idéias. Atua no equilíbrio do emocional com o afetivo
K
Kailas (Eucalipto) Traz luz à mente e paz à alma
Kamarc É usado para despertar força
L
Lavanda Traz harmonia, paz e equilíbrio. Relaxa e acalma a mente, produz tranqüilidade nos negócios e relacionamentos
Lemongrass (Capim Limão) Possui efeito tônico e estimulante. Atua positivamente sobre pessoas depressivas e desanimadas
Limão Proteção
Lírio (Lyrics) Paz
Lyrics (Lírio) Paz
Lótus Favorece o estudo e a elevação das vibrações. Anti-depressivo e animador, é usado no trabalho de resgate do equilíbrio imediato de energias
M
Maçã-Rosada Acalma
Maçã Verde (Green apple) Harmonia
Madeira (Spiritual Guidi) Energia positiva, amor, elevação das vibrações. Estimula a razão. Aumenta a concentração necessária ao trabalho, estudo, etc
Madeira Oriental Sensualidade e atração
Madhura 345 (Fruta exótica da Austrália, muito parecida com a cereja) Na índia os números 345 estão associados à sorte
Manjericão Traz sorte, felicidade, prosperidade e proteção
Massala (Valmiki) Para os Anjos
Mazda (Absinto) Amor e Magia
Megha Mala (Âmbar e Almíscar - incensos preparados com resinas de madeiras) Traz tranqüilidade e segurança emocional
Menta (Mazda, Milan) Favorece os estudos e melhora o estado de atenção; indicado para dores de cabeça, mas se for usado em demasia pode alterar o sono
Milan (Menta) Favorece os estudos
Mirra (Bharat Darshan) Traz saúde e sucesso nos negócios. Tido como oferenda agradável aos Deuses, traz boa sorte, acalma, purifica, espiritualidade. Bom para limpeza, é considerado poderoso no equilíbrio das funções do corpo, balanceando o físico e o espiritual. Aumenta a consciência, acalma os medos relativos ao futuro. Indicado em terapia de regressão de vidas passadas
Mirra Quefren Para despertar força
Morango Amizade
Musk Cria um ambiente de sensualidade
N
Napoleon (Floral suave) Harmonia
Néfer Favorece o amor, sensualidade e atração
Nefetis Amor
Noz Moscada (Nut Meg) Diminue a ansciedade, melhora as condições materiais, atrai dinheiro e aumenta o grau de segurança emocional
Nut Meg (Noz moscada) Favorece os negócios
O
Om Shanti (Laranja e Patchouli) Acalma, trazendo a seu usuário otimismo e alegria, paz
Ópio Favorece a determinação, elevação das vibrações, estudo e psíquico. Desperta a sensualidade de forma envolvente e sutil, proporciona êxtase e prazer
Ópio Rosa Sensualidade e atuação
Orquídea (Worth) Afrodisíaco. Aroma exótico, muito usado em momentos íntimos. Aguça a paixão entre o casal
Orquídea Azul Psíquico
P
Padmini (Sândalo e Cravo) Meditação
Papoula Psíquico
Paradise (Mistura de Incenso, Mirra e Bejoim) Tem ação repousante e relaxante. Facilita a meditação e expande o campo de consciência. Proporciona elevação espiritual
Patchouly Desperta a alegria, clarividência, sensualidade, atração. Também é usado para despertar força. É estimulante e afrodisíaco, aguça a inteligência. Cura a apatia, é estimulante e sedutor. Diminui a confusão e indecisão
Pêssego Romance
Pimenta da Jamaica Elimina brigas dentro de casa; atrai dinheiro e boa sorte
Pinho Atrai proteção e aumenta a fertilidade
Pium (Gurudev) Afrodisíaco
Prashanti (Rosa e Mel) Traz para o ambiente uma atmosfera de romantismo e sensualidade
Precious Fragance (Lírio, Rosa, Sândalo e Madeira) Facilita a meditação e produz no ambiente um aroma inebriante
Q
Quefren Elevação das vibrações e psíquico
R
Raízes (Green Champa) Harmonia
Ratnamala (Âmbar) Energizante
Real Rose (Rosa Vermelha) Símbolo de amor e de paixão. Aumenta a alegria de viver. Útil na defesa da casa
Rosa Traz paz e harmonia. Purifica o ambiente e favorece o estudo, a espiritualidade, amor, elevação das vibrações, psíquico
Rosa Branca Purifica os sentimentos, acalma. Símbolo da pureza e da paz, traz para o ambiente uma atmosfera de harmonia, tranqüilidade e compreensão. Produz paz interior e sintonia com as esferas mais elevadas do universo
Rosa Musgo Rejuvenesce, embeleza e amacia a pele
Rosário Acalma, favorece o amor e a elevação das vibrações
Romanus Para despertar força e psíquico
S
Sândalo (Brindavan) Acalma, purifica o ambiente, favorece o estudo, a espiritualidade, o amor, a elevação das vibrações, a sensualidade, a atração, a meditação, a intuição, o equilíbrio mental
Sândalo branco Traz sucesso, proteção e aumenta o poder da meditação
Sândalo suave (Chandan) Meditação
Scintimate (Almíscar) Afrodisíaco
Sésamo Ajuda a atrair amigos, clientes e dinheiro. Estimula a criatividade e a alegria
Shantiniketan (Rosa e Almíscar) Calmante
S.O.S. Vacas (Relva Fresca) Alegria
Spirutual Guidi (Madeiras) Harmonia e paz
Spthagiri (Lavanda e Dama da Noite) Fragrância floral que proporciona um toque de requinte e suavidade para o ambiente onde é usado
Success (Sândalo e Rosa) Equilibra as emoções e aumenta o bom senso. Ideal para pessoas indecisas
Suganda Sarati (Lótus e Rosa) Combinação de flores perfumadas, tem ação estimulante que favorece a sensibilidade
Suprya Floral Tranqüiliza e relaxa
Suria (Almíscar, Rosa e Violeta) Harmoniza
T
Tangerina Prosperidade
The Sun (Mistura de Lavanda, Alecrim, Olíbano, Canela e Sândalo) Atrai as vibrações positivas
The Moon (Incenso de Nardo) Traz paz, amor e tranqüilidade ao ambiente. Amplia a intuição e a imaginação
Tutti-Frutti Sucesso
U
Uva Sorte
V
Valmiki (Madeiras do Oriente) Tranqüiliza e facilita a meditação. Para os Anjos
Verbena Atrai sorte, afasta a negatividade, tristeza e melancolia, nos libera de energias negativas trazendo desenvoltura, alegria e bom astral
Vetvert Ativa a sensualidade, comando. Estimulante
Violeta Traz harmonia, desperta auto-confiança, tem efeito afrodisíaco
Templum Favorece o estudo, a espiritualidade, a elevação das vibrações, pisíquico
W
Worth (Orquídea) Favorece o amor e a beleza
Y
Ylag Ylang Ativa a sensualidade, poderoso afrodisíaco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verá com melhor nitidez esse site, com os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Obrigada, pela visita. Beijos de luz violeta na alma.