11/06/2010

CHACRAS: Orgãos Espirituais

CHACRAS

Os chacras são nossos "órgãos espirituais", localizados no duplo etérico, eles captam a energia vital e a distribuem para o corpo, mantendo nossas funções físicas. São centros de força, verdadeiros metabolizadores com forma espiralada que possuem hélices girando no sentido do relógio. Esses vórtices emitem não só energia mas padrões de consciência. Tudo isso é distribuído ao corpo através das glândulas endócrinas. Os chacras também são dispositivos que "sentem" a energia e nos informam sobre o mundo à nossa volta. O descontrole ou obstrução do chacra pode atingir nossa energia vital e nosso psiquismo, trazendo consequências para a saúde e a vida. Já o seu bom funcionamento estimula o auto-conhecimento e a realização não só na vida material como na espiritual.

Os 7 chacras mais importantes são:

Coronário (violeta e dourado)
Frontal (índigo/violeta)
Laríngeo (azul)
Cardíaco (rosa)
Plexo solar (amarelo)
Umbilical (laranja)
Básico (vermelho)

Fontes bibliográ

ficas
Nunes, René - Cromoterapia Técnica - Gráfica Editora/ Brennan, Bárbara Ann - Mãos de Luz - Ed. Pensamento/ Virgínia Cavalcante & Fréderic - Na Palma da Mão - Ed. Letras e Expressões/ Aiyan Zahck - Como Utilizar os Cristais - Editora Madras/ "A Grande Arte na Pintura" - Ed. Salvat.

Chacra básico ou Muladhara - (fundação, raiz)


Dom: Vitalidade (instinto de sobrevivência)
Cores: Vermelho, marrom, cinza e preto.
Pedras: Granada, jaspe vermelho, hematita, quartzo fumê, turmalina negra.
Localização: Na base da coluna (abrangendo o baixo quadril, até a região dos joelhos).

Este chacra ativa a energia vital e é o grande responsável pela nossa saúde física. É a fonte da juventude. Daqui vem a coragem, o entusiasmo, a sexualidade, a agressividade para o combate, a capacidade de tomar iniciativas e a própria vontade de viver na realidade material. Aqui vamos atrás do dinheiro, do trabalho e das questões mundanas. Sob a ação do Muladhara, o sujeito marca sua presença no ambiente e anima os outros à sua volta como um gerador de energia.

Chacra obstruído:

É o "homem invisível", a pessoa de baixa vitalidade, enfermiça, parece que "não está aqui". Aérea, evita a realidade, não consegue levar seus projetos adiante, nem se sustentar, não se organiza na vida material, sua energia está faltando porque está distante de sua natureza animal.

Chacra descontrolado:
O sujeito fica ligado demais à matéria, alimenta a inveja, a cobiça, avareza, fica preso aos prazeres da vida material. Quer ostentação.


Segundo Chacra: Svadhisthana (morada do ser)


Cor: Laranja
Dom: A reação emocional
Pedra: Cornalina, calcita laranja. Pedras alaranjadas.
Região: Próximo ao umbigo. Inclui parte do intestino, ovários, rins e região lombar.

Este chacra mostra nossa reação emocional diante dos problemas e alegrias do dia-a-dia. Se ele funciona bem, vamos fluir com entusiasmo, em busca da felicidade, do contrário ficamos emperrados nos afazeres; com dor de cabeça, de estômago, queda de pressão, problemas menstruais, etc...

O Svadhisthana é um captador de influências astrais, ele ativa nossas emoções para nos avisar das vibrações hostis ou favoráveis do ambiente, levando o sujeito a se sentir mal perto de algumas pessoas ou lugares, sem saber porque.

Ele é também o centro procriador, gerando grande vitalidade sexual e física. Aqui somos criativos e vamos em busca do prazer.

Chacra obstruído:
Dificuldade em expressar as emoções e receber afeto; isso acaba prejudicando sua vida sexual.

Chacra descontrolado:
O sujeito só vive prá satisfazer suas emoções, acaba fora da real. Pode desenvolver distúrbios sexuais.


O Plexo solar - Manipura (cidade das gemas)

Dom: Poder (realização pessoal)
Localização: Plexo solar
Cor:amarela
Pedras: Citrino, topázio imperial.

Este centro governa o estômago, o pancreas, o figado, o baço e a vesícula. Aqui também digerimos a experiência da vida. Seu mal funcionamento responde por descontroles como fumar, beber, comer demais ou de menos.
Ele é a sede do fogo interior, do poder, dos nossos medos e do ódio.
Se este chacra funciona bem, o sujeito tem consciência de quem ele é, vai atrás de sua realização e define sua posição no mundo. Aqui é o centro do poder pessoal, da força de vontade e do carisma.

Centro obstruído:
Não tem auto-confiança, falta ânimo e força de vontade e o sujeito vive na dependência dos outros.
Sofre influencias externas, ataques psíquicos...

Centro Descontrolado:
O sujeito é um exibicionista que vive no centro das atenções, como se os "pobres mortais" tivessem muito que aprender com ele. Autoritário. Adora falar de suas aptidões...
Tem dificuldades em unir a afetividade à vida sexual.

Quarto Chacra - Anathata (intocado)


Dom: Amor
Cor: Verde, evoluindo para o rosa
Região: Centro do peito
Pedras: Turmalina rosa, quartzo rosa, esmeralda, jade verde, kunzita, malaquita. Pedras verdes e rosas.

Através deste chacra sentimos o amor e somos amados. Aqui o sujeito vai gostar dele mesmo e criar a harmonia à sua volta. O chacra rege o coração e as nossas relações afetivas: com marido, mãe, pai, filhos, família... Seu desequilíbrio traz o vazio existencial, a depressão, a angústia, tudo que é relacionado ao afeto.

É o chacra da compaixão, da união entre as almas, do perdão e da cura. É o mais importante para os grandes mestres. O amor é a ponte entre o humano e o divino.

Chacra obstruído:
O sujeito só pensa na satisfação de seus desejos pessoais, que nunca estão satisfeitos... Tende para a histeria. Nunca se sente amado.

Quer se mostrar sensível, fala de causas sociais só prá fazer tipo e atrair popularidade. Não consegue amar ninguém. Pode virar um vampiro.

Chacra Descontrolado:
O sujeito vira um dependente emocional dos outros.

Quinto chacra - Vishudda (Puro)


Dom: Conhecimento
Cor: Azul
Região: Garganta
Pedras: As azuis - quartzo azul, turmalina azul, sodalita, turquesa, água-marinha...

O chacra domina a garganta, ombros, boca, dentes, face e ouvido. Seu desequilíbrio pode envolver problemas de visão e dor de cabeça.

Sua tônica fundamental é a nutrição, por isso é também um centro profissional: se ele funciona bem, o sujeito recebe alimento da vida, e vai em busca da profissão desejada, o Vishuda nos acorda para nossa função na sociedade.

A comunicação, a organização do pensamento e os estudos também são seus dons. Aqui o raciocínio governa a confusão mental. Ele é a sede do nosso mestre interior.

Alguns fenômenos mediúnicos se relacionam com este chacra.

O poder mágico da palavra também pertence a ele.

Chacra obstruído:
O sujeito é insatisfeito com o trabalho, não consegue expressar seus talentos numa profissão que o agrade.
Tem medo de soltar a voz, vive engolindo tudo!

Chacra Descontrolado:
Tem sucesso, faz a cabeça dos outros com seu discurso, no entanto suas palavras quase não tem fundamentos. É o verdadeiro marketeiro.

Sexto Chacra - Frontal - Ajna (autoridade)


Dom: Compreensão
Cor: Índigo e violeta
Região: Terceiro olho
Pedra: Fluorita, ametista, sodalita, azurita

O Ajna é o centro da percepção extra-sensorial e através dele compreendemos mensagens de outras dimensões.
Ele também tem poder de comando sobre os chacras inferiores.

Este chacra governa parte do cérebro e exterioriza-se na glandula pituitária. Seu descontrole se associa à dor de cabeça, sinusite, mal de Parkinson e dificuldades em enxergar as situações. Ele é o grande responsável pela clareza da mente, quando funciona bem, o sujeito tem capacidade de raciocínio, inteligência, criatividade e capacidade de por suas idéias em prática. Aqui a imaginação se transforma em realidade, por isso é também o chacra da magia.

Chacra obstruído:
Tem conceitos confusos sobre a realidade. Suas idéias nunca funcionam.
A criatividade é obstruída pois falta-lhe energia para mantê-la. Precisa sempre de alguém para levá-lo adiante.

Chacra Descontrolado:
Usa seus poderes psíquicos para controlar as pessoas. Tem idéias em excesso e leva adiante conceitos distorcidos fazendo os outros segui-lo. Pode até dar golpe na praça. É o dono do pedaço, tem o ego inflado e o emocional imaturo.

Sétimo chacra - Sahasrara (lótus de 1000 pétalas, portão de Brahman)


Dom: Espiritualidade
Localização: No topo da cabeça
Cor: Branco, Violeta
Pedra: Ametista, quartzo branco, diamante

Este chacra governa a parte superior do cérebro e se exterioriza na glândula Pineal. Seu descontrole gera problemas de conexão com a realidade, psicopatias ou dificuldades na percepção da situação. Funcionando bem, este chacra nos mostra a transcendência, a união com deus, o momento em que o indivíduo segue seu caminho elevando-se acima dos obstáculos.

Aqui eu vou resolver as situações sem ser esmagado por elas.

Este chacra é um mestre que nos faz ouvir a inteligência cósmica, e então sabemos que rumo tomar. Daqui vem a capacidade de canalizar sem desligamento da matéria.

Chacra obstruído:
É um materialista, sua vida é norteada pelas suas posses e status, pois não percebe a vida espiritual.

Chacra Descontrolado:
A pessoa não se adapta a este planeta. Sente que está "sobrando" aqui e não há lugar prá ela. Seu mundo é rico em fantasias e não encontra lugar para seu ideal de perfeição e beleza aqui na Terra. Torna-se distante da própria vida, até um suicida em potencial.

setstats 1 setstats 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verá com melhor nitidez esse site, com os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Obrigada, pela visita. Beijos de luz violeta na alma.