01/11/2011

Pooka

Variantes: phouka, puca
Não de fadas é mais temido na Irlanda do que o pooka. Isso pode ser porque é sempre para fora e aproximadamente após o anoitecer, criando mal e mal, e porque ele pode assumir uma variedade de formas terríveis.
O disfarce em que aparece com mais freqüência, porém, é que de um cavalo, elegante escuro com olhos amarelos e sulfurosas uma longa juba selvagem. Nesta forma, ele vagueia grandes áreas de campo durante a noite, derrubando cercas e portões, espalhando pecuária no terror, pisando culturas e, geralmente, fazendo danos em torno de fazendas distantes.
Em áreas remotas do Condado de Down, o pooka torna-se um pequeno duende deformado que exige uma parte da colheita, no final da colheita: por essa razão várias vertentes, conhecidas como «quota pooka é" o, são deixados para trás pelos ceifeiros. Em partes do condado de Laois, o pooka se torna um bicho-papão enorme, peludo que aterroriza aqueles no exterior durante a noite, em Waterford e Wexford, ele aparece como uma águia com uma envergadura enorme, e em Roscommon, como um bode preto com chifres curling.
A simples visão de que pode impedir que as galinhas poedeiras seus ovos ou vacas dando leite, e é a maldição de todos os viajantes noturnos, como é conhecido para arremeter-los para suas costas e depois jogá-los em valas enlameadas ou bogholes. O pooka tem o poder da fala humana, e tem sido conhecida a parar na frente de certas casas e chamar os nomes daqueles que quer tomar sobre seus traços meia-noite. Se a pessoa se recusar, o pooka vai vandalizar sua propriedade, porque é uma fada muito vingativo.
As origens do pooka são, em certa medida especulativa. O nome pode vir do pook escandinavos ou vomito, "espírito da natureza" significado. Tais seres eram muito caprichosa e teve que ser continuamente aplacado ou eles iriam criar confusão no campo, destruindo plantações e causando doença entre os animais. Alternativamente, os cultos cavalo prevalente em todo o mundo celta cedo pode ter fornecido o motivo subjacente para o corcel pesadelo.
 Outras autoridades sugerem que o nome vem do significado poc início da Irlanda ou 'cabra macho' ou um 'golpe de porrete ". No entanto, a origem do culto de cavalo é talvez a mais plausível uma vez que muitos destes cultos reuniu-se em terreno elevado ea morada principal do pooka acredita-se estar no topo das montanhas altas. Há uma cachoeira formada pelo rio Liffey nas montanhas Wicklow conhecido como o Phouk Poula (o buraco pooka), e Binlaughlin montanha no condado de Fermanagh também é conhecido como o "pico do cavalo falar.
Em algumas áreas do país, o pooka é bastante mais misterioso do que perigoso, desde que seja tratado com o devido respeito. O pooka pode até ser útil em algumas ocasiões, a emissão de profecias e avisos sempre que necessário. Por exemplo, o folclorista Douglas Hyde se refere a um "gordo, cavalo, elegante terrível", que emergiu de uma colina em Leinster e que falou com voz humana para as pessoas de lá no primeiro dia de novembro. Ele estava acostumado a dar "respostas inteligentes e adequado para aqueles que consultei-o sobre tudo o que cairia sobre eles até novembro do próximo ano. E o povo costumava deixar presentes e presentes no monte ..."
Algo semelhante parece ter ocorrido no sul de Fermanagh, onde a tradição de reunir em determinados lugares altos para aguardar um cavalo falando foi observada em Boldo domingo até bem recentemente.
Apenas um homem já conseguiu montar o pooka e que era Brian Boru, o Alto Rei da Irlanda. Usando um freio especial contendo três pêlos da cauda do pooka, Brian conseguiu controlar o cavalo mágico e permanecer em suas costas, até que, exausta, se rendeu à sua vontade. O rei extraídas duas promessas dele, em primeiro lugar, que não mais tormento povo cristão e arruinar sua propriedade e em segundo lugar, que nunca atacaria novamente um irlandês (todas as outras nacionalidades são isentos), exceto aqueles que estão embriagados ou no exterior com um mal intenção. Este último poderia atacar com maior ferocidade do que antes. O pooka concordou com essas condições. No entanto, ao longo dos anos seguintes, ele parece ter esquecido o seu negócio e ataques à propriedade e viajantes sober a caminho de casa continuam até hoje.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verá com melhor nitidez esse site, com os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Obrigada, pela visita. Beijos de luz violeta na alma.