Os chakras maiores são centros de energia com cerca de 7,5 a 10cm de diâmetro. Os chakras menores como, por exemplo, os das mãos e dos pés medem cerca de 2,5 a 5cm de diâmetro. O corpo físico é dividido ao meio, formando dois pólos de energias: Do lado direito, o positivo masculino-YANG e do lado esquerdo, o negativo feminino-YIN.
Sahasrara - Chakra Violeta - O sétimo chakra ou coroa está localizado no topo da cabeça, plexo cerebral, centro da testa. Este chakra é o chakra ligado a iluminação. Exterioriza-se como a glândula Epífese, também chamada Pineal e governa a parte superior do cérebro e rege o sistema nervoso que simbolicamente significa sistema de integração com Deus. Sua vibração é a violeta ou às vezes a combinação de todas as cores: Luz branca. Induz ao sentimento de confiança de estar sendo guiado pelo universo. Rege as experiências interiores mais profunda, que se traduziram em sabedoria de alma. A luz interior é a que nos liga ao Pai celeste e representa também o Pai terreno. Este chakra estimula a glândula pineal, que regula nossa quantidade de sono, e outros aspectos da medida de luz no corpo, dando-nos informações sobre o tempo, as estações e os ciclos. Portanto, este centro é fortemente afetado pela quantidade de luz a que estamos expostos. Também esta associado aos níveis superiores das faculdades humanas, incluindo-se ai nossa percepção do belo e de nossa espiritualidade.
O desequilíbrio neste chakra causa alienação, confusão, depressão e falta de inspiração
Sobre o Chakra violeta:
Simbolismo – Flor de lótus de mil pétalas
Personalidade – Positiva, unidade com o todo, compreensão cósmica. Negativa, sem sentimentos, alienada da vida
Poderes numa oitava superior – Capaz de sair do corpo conscientemente, maior compreensão da vida, perfeição nas funções astrais
Aprendizado da alma – União com a consciência universal
Período de maior formação evolutiva – 42 aos 49 anos
Elemento – Alma
Ajna - Chakra Índigo - Chakra da autoridade e comando, o sexto chakra fica no centro da testa. Mais conhecido como terceiro olho, a terceira visão é a consciência individualizada. Os dois olhos físicos vêem o passado e o presente, enquanto que e terceiro olho revela os horizontes do futuro. Estimula os sentidos e esta associado a glândula pituitária, que regula as funções vitais. É conhecido, portanto, como o centro de controle do corpo e do espírito e pode afetar profundamente nosso estado de espírito e nossa atitude. Com o chakra coronário este chakra regula as aspirações superiores da alma. Ele concentra a imaginação, o conhecimento a sabedoria, o discernimento e a intuição. As experiências e as idéias servem simplesmente para clarificar as percepções extrasensoriais. A sensação de unidade e de união com as leis cósmicas é experimentada. O ser realiza que é um espírito imortal num corpo temporário de carne. Exterioriza-se como a glândula pituitária. Governa o cérebro inferior e o sistema nervoso, os ouvidos, crescimento, sistema endócrino, plexo carotídeo, nariz e os olhos. Através desse centro consideramos nossa natureza espiritual. Sua vibração é de cor azul escuro.
O desequilíbrio deste chakra causa dores de cabeça, falta de concentração, medo, problema nos olhos, pesadelos e tensão.
Sobre o Chakra índigo:
Simbolismo – Flor de lótus de 2 pétalas
Personalidade – Positiva, fraternidade, pensamento criativo. Negativa, desejo de controlar os outros, egoísmo
Poderes numa oitava superior – visões, cores vibratórias, ouvir o eu superior
Aprendizado de alma – integração
Período de maior formação evolutiva – 35 a 42 anos
Elemento – espírito
Vishudda - Chakra Azul - Localizado na base do pescoço, este chakra exterioriza-se como a glândula tireóide e governa os pulmões, cordas vocais, brônquios e metabolismo. Sede da abundância e da prosperidade como resultado da forma como agimos na vida. É o centro da comunicação e a ponte entre os sentimentos do coração e os pensamentos da mente. É o centro dos impulsos espirituais naturais. Suas características são a energia da vontade, criatividade e expressão pessoal. Através deste chakra, aprender-se a receber e deixar as coisas fluírem sem criar condições que empeçam você de desfrutar da experiência. O julgamento servirá para você decidir o que lhe da equilíbrio. Centro de expressão e de comunicação está ligado ao verbo divido , onde o que você fala cria. Sua vibração e de coloração azul clara. A pessoa ligada ao quinto chakra compreende as mensagens não verbais, ouve com a intuição. A energia ligada representa o conjunto dos cinco sentidos, o odor, a visão, o tato e o som. Aquele que entra nesse centro domina seu eu por inteiro.
Aqui, os cinco elementos são transmudados em sua essência, em sua mais pura manifestação, e só suas frequências sutis subsistem. As distrações do mundo provocadas pelos sentidos e pelo espírito cessam de ser um problema. O raciocínio supremo domina as emoções do coração. O ser vai procurar o conhecimento real além dos limites de tempo, dos condicionamentos culturais e da hereditariedade.
O desequilíbrio neste chakra causa depressão, ignorância e problemas na comunicação.
Sobre o Chakra Azul:
Simbolismo – flor de lótus de 16 pétalas
Personalidade – Positiva, razão, lógica. Negativa, rigidez, preconceitos, não aceitação do ponto de vista alheio.
Poderes numa oitava superior – clariaudiência, sons astrais, música
Aprendizado da alma - união
Período de maior formação evolutiva – 28 aos 35 anos
Elemento – éter
Anahata - Chakra Verde - Localizado no centro do peito, o quarto chakra é o do coração. Exterioriza-se como o timo. Governa o coração, sangue, sistema circulatório. Influencia o sistema imunológico e endócrino, sistema de respiração. Centro através do qual sentimos o amor, o dar, relacionar-se, aceitação. Sua vibração é da cor verde, vindo a evoluir para rosa com a prática da compaixão, do amor pessoal e universal. O chakra do coração é a sede do equilíbrio corporal. Tem uma posição central entre os outros chakras e esta igualmente no centro do sistema energético humano. Este chakra representa o equilíbrio e a proteção da energia pura, e inocente do coração. Também governa a mente superior, as características a ele associadas, são amor, amizade, fraternidade e liberdade. Um ser que está nesta vibração entra na energia da compaixão, de desprendimento, de sabedoria e de amor incondicional. Este chakra faz com que os desejos deixem de ser problemáticos por ser uma energia equilibrada. Os apegos aos prazeres terrenos, às honras, às humilhações não o preocupam porque está harmonizado com o seu mundo interior e exterior. Chakra do apego e do desapego, do perdão e da não cobrança. Um ser que se cobra e reclama da vida está sujeito a diminuir a boa função deste chakra, ficando alienado e desprotegido.
O chakra do amor e da vontade de viver bem, nos induz a ver as experiências da vida como necessárias para o nosso desenvolvimento pessoal, social e de alma, a razão sublima as emoções aprisionantes, onde nada se perde tudo na vida acrescenta.
O desequilíbrio nesse chakra causa desequilíbrio, instabilidade emocional, problemas de coração e circulação.
Sobre o Chakra verde:
Simbolismo: Flor de lótus de 12 pétalas
Personalidade: Positiva - Compaixão, intuição
Negativa -Coração empedernido, fechado, desespero
Poderes numa oitava superior: Sensível às dores dos outros
Aprendizado de Alma: Irmandade
Período de maior formação evolutiva: 21 aos 28 anos
Elemento: Ar
Manipura - Chakra Plexo Solar - Localizado na região do estômago(não o abdômen) logo abaixo do externo, centro de compensação de energia para os outros chakras, o solar funciona como receptor e emissor de energias. Exterioriza, energiza e controla o pâncreas, governa a ação do fígado, baço, estômago, vesícula, intestino grosso, até certo ponto o intestino delgado, aspectos do sistema nervoso, pele, músculos, sistema digestivo, apêndice. Governa a liberdade, poder, controle, autodefinição, intelecto, aceitação e visão. É o centro que aproveita nosso poder pessoal e suporta nossa natureza instintiva. Dá energia aos órgãos digestivos e governa as funções mentais inferiores. Suas características são amor próprio e auto estima, confiança, poder e escolha.
A cor vibratória é o amarelo. O plexo solar é a sede do fogo no interior do corpo. Ele assume aqui importância particular, porque é também a sede dos medos, das angústias e dos ódios. Este chakra engloba o Karma, a caridade, a boa e má companhia e o serviço prestado aos outros.
Por ser do elemento fogo, expansão energética que dá origem ao movimento, a tradição fenomênica dessa expansão é o calor. Uma pessoa com este fogo bem controlado, se torna uma pessoa calorosa e amiga.
O desequilíbrio nesse chacra causa medo, ódio, problema digstivo e raiva.
Sobre o Chakra Plexo solar:
Simbolismo: Flor de lótus de 10 pétalas
Personalidade: Positiva -Flexibilidade quanto às energias - abertura à mudanças
Negativa - Atado, com medo de deixar que as coisas se manifestem
Poderes numa oitava superior: Sente as mudanças que se vão produzir e a sua adequação (trabalhar em cima do acontecimento)
Aprendizado de Alma: Amor, tanto humano quanto divino
Período de maior formação evolutiva: 14 aos 21 anos
Elemento: Fogo
Svadisthana - Chakra Laranja - O segundo Chakra localiza-se dois dedos abaixo do umbigo. É dominado pela água, a essência da própria vida, elemento abundante no planeta e com peso de três quartos do corpo humano. Esse chakra é o centro da procriação e por se achar diretamente associado à lua, afeta com suas marés emocionais (humor, sentir-se bem). Também chamado de umbilical o chakra esta localizado na região pélvica, logo abaixo do umbigo e voltado pra a coluna. Representa nosso bem estar pessoal, quanto a como nos sentimos, em relação a nós mesmos. Esta associado a reprodução, ao movimento, a sensualidade e a vitalidade. Governa nossas emoções e o fluxo de fluidos ao longo do corpo. É também ligado ao regime da lua e das marés, e também a todos os ciclos e ritmos que afetam o corpo. As características a ele associadas são a sensação de bem estar, prazer, sexualidade, aceitação do próprio sexo e prosperidade.
A criatividade e a inspiração de criar começam no segundo chakra. A energia prânica que circula nesse Chakra governa a circulação do sangue e o mantém em bom equilíbrio por todos os fluídos do corpo, igualmente governa os órgãos genitais (ovários e testículos), as atitudes nos relacionamentos, sexo e comportamento sexual, o sentir, reprodução e assimilação. Exterioriza-se como a glândula gônada, glândulas sexuais masculinas e femininas, que encarnam a força vital e toda a força inerente no corpo físico. Sua cor vibratória é Laranja.
O alimento, o sono e a sexualidade devem ser regulados e equilibrados com o objetivo de atingir um estado harmonioso e tranquilo do corpo e do espírito.
O desequilíbrio nesse chakra causa confusão, ciúme, impotência, problemas da bexiga, e problemas sexuais.
Sobre o Chakra Laranja:
Simbolismo: Flor de lótus de 6 pétalas
Personalidade: Positiva - Emoções contidas e calmas, porém variadas
Negativa - Demasiado emocional, amor possessivo
Poderes numa oitava superior: Sensível as influências astrais, sensações de memória, algumas lembranças de viagens astrais
Aprendizado de Alma: Paz e magia
Período de maior formação evolutiva: 7 aos 14 anos
Elemento: Água
Muladhara - Chakra Vermelho ou Da Raiz - Situado na base da coluna, este Chakra governa a dimensão física e todos os aspectos sólidos do corpo são mantidos pela matriz sutil das energias-terra distribuídas por esse primeiro Chakra. Ele energiza e fortalece o corpo sendo responsável pelo seu bem-estar físico. É o centro de energia através do qual se experimenta "luta ou fuga". Também chamado de básico, é localizado na base da coluna vertebral, esta relacionado as nossas ligações mais elementares com a vida e a terra, a sobrevivência e as formas mais primitivas e fundamentais de nossa força vital. As características emocionais e virtudes a ele associadas são paciência, segurança, estabilidade, estrutura e a capacidade de projetar os sonhos na realidade.
O Chakra base representa, portanto a manifestação da consciência individual na forma humana, isto é, o nascimento físico. Esse Chakra está em relação com a juventude, a ilusão, a cólera, a avareza e a sensualidade.
Exterioriza-se como a glândula supra-renal, governa os rins, a coluna vertebral, sistema de esqueleto, linfa, sistema de eliminação e reprodução e possui vibração de cor vermelha. Simboliza a Terra-mãe. Segurança com as questões terrenas de dinheiro, trabalho, casa e confiança..
O desequilirio nesse chakra causa Insegurança, raiva, tensão e violência
Sobre o Chakra vermelho:
Simbolismo: Flor de lótus de 4 pétalas
Personalidade: Positiva - Boa auto-imagem, segurança, pés assentes no chão
Negativa - Insegurança, nada a que se agarrar - ao sabor da gravidade
Poderes numa oitava superior: Começo da entrada no mundo da inteligência pura
Aprendizado de Alma: Serviço
Período de maior formação evolutiva: 0 aos 7 anos
Elemento: Terra
Chakraterapia e Quelação
A Quelação, limpeza de chakras com cristal laser e leitura com pêndulo, propicia o equilíbrio das energias vibracionais dos chakras que são nossos centros de energia favorecendo a harmonia do físico, mental e emocional.
Grande parte das pessoas já ouviu falar na “Aura”.
A Aura é um campo energético que envolve os seres vivos, existem até instrumentos que a medem e a fotografam.
Quelação significa "Limpeza no Campo Áurico"
Este sistema de limpeza proporciona um aumento significativo da energia da aura, e geralmente a equilibra.
A energia utilizada é extraída da terra e do Centro da Energia Universal, essas energias são sempre necessárias para curar o corpo físico, porque pertencem as vibrações físicas inferiores, portanto você estará usando essa energia da maneira mais natural o possível.
Essa limpeza proporciona a desobstrução dos Chakras, fazendo com que os mesmos trabalhem na forma correta, despertando assim uma maior conexão com seu EU SUPERIOR.
A chakraterapia é muito abrangente. A chakraterapia nos permite entrar em contato mais profundo com a realidade do nosso Eu interior para resgatarmos a nossa essência. Curar-se pela Chakraterapia é sentir novamente o livre fluir da energia em todo nosso ser. Chakraterapia é o pensamento, a palavra ou a atitude positiva que escolhemos em nosso dia-a-dia.
Chakraterapia é o ato de perdoar a nós mesmos e aos outros. Chakraterapia é o ato de reconhecer que não há erros, apenas situações de aprendizagem. É perceber que não há obstáculos, apenas mudanças, desafios e aprendizagens. Chakraterapia é “cuidarmos” de nossos corpos sutis através de terapias vibracionais, tais como Florais, Cromoterapia, Radiestesia, Reiki, e muitas outras.
Chakraterapia é adotarmos um estilo de vida saudável, com alimentação saudável, exercícios moderados, higiene mental e meditação. Chakraterapia é aceitarmos a vida aqui nesta dimensão. É procurarmos o bem-estar físico e a paz interior. É fazermos de nossa vida um poema inspirado ou uma canção harmoniosa.
Os pés e as mãos - Curadores antigos acreditam que as mãos e os pés estejam ligados energeticamente. O fluxo abaixo traz esta prática e é muito fácil de ser aplicado por você em qualquer pessoa ou vice-versa. Bastam 2 minutos em cada posição. Depois, inverta os pés e mãos e repita os passos. 1) Segure o POLEGAR da mão direita e o MINDINHO do pé esquerdo. Esta posição libera tensão nas costas, melhora a digestão, eliminação, estresse mental e funções reprodutoras. Bom para equilíbrio, respiração, coração e sistema nervoso. Reduz febre, cansaço, insegurança, inchaço e peso.
2) Segure o INDICADOR da mão direita e o ANULAR do pé esquerdo. Esta posição melhora dentes e gengivas, inclusive em bebês. Favorece a circulação. Reduz medo, depressão, carência e negatividade. Reduz retenção de líquidos e gases. Revigora as costas e o sistema respiratório. Bom para constipação, dor de ouvido e bursite.
3) Segure o MÉDIO da mão direita e o MÉDIO do pé esquerdo. Esta posição harmoniza os sistemas respiratório e digestivo. Promove a produção saudável de leite materno e alivia a tensão e estresse dos joelhos. Derrete raiva, perturbação, enxaqueca, tensão nos olhos, fala, audição e hiperatividade. Ajuda a engolir.
4) Segure o ANULAR da mão direita e o INDICADOR do pé esquerdo da outra pessoa. Esta posição libera a tensão no peito, recupera a alegria e purifica a mente. Regula as emoções, não deixa ser vítima dos pensamentos e desejos, dissolve lamúrias, confusões e problemas de pele. Suavizam os olhos e revigoram a energia.
5) Segure o MINDINHO da mão direita e o DEDÃO do pé esquerdo da outra pessoa. Esta posição harmoniza músculos, ossos, tornozelos e zumbido no ouvido. Devolve a alegria de viver e tira a sensação de fracasso. Ajuda a pensar com clareza. Bom para gagueira, sede constante, esforço, varizes, problemas urinários e vício em doces.
Conecte os dedos das mãos e dos pés e testemunhe a transformação que ocorre em você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário